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dc.contributor.authorForni, João Paulo Gualberto-
dc.date.accessioned2025-10-16T17:03:47Z-
dc.date.available2025-10-16T17:03:47Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFORNI, João Paulo Gualberto. A contratação integrada no RDC: uma análise dos pressupostos de sua adoção a partir da experiência do DNIT. 2025. Dissertação (Mestrado em Direito) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17888-
dc.description.abstractA contratação integrada é um novo regime de execução de obras e serviços de engenharia que integra as responsabilidades pela elaboração do projeto básico e pela execução da obra, em oposição ao modelo tradicional, presente na Lei n. 8.666/1993, que separa essas duas atribuições. A utilização desse regime tem se expandido com base em certos pressupostos, como o alinhamento a boas práticas internacionais e a redução de prazos, de custos e de aditivos. O presente trabalho, por meio de revisão bibliográfica, pesquisa em atos normativos e análise de estudos empíricos objetiva testar esses pressupostos à luz da experiência do DNIT, autarquia que está na vanguarda da utilização do regime e que apresenta o maior número de certames sob contratação integrada. A verificação empreendida mostrou que o único pressuposto que se verifica na realidade é a redução do número de aditivos contratuais, mesmo assim com certas ressalvas, em vista do estágio inicial das obras analisadas. Demonstra-se que a alusão à experiência internacional, especialmente ao design-build norte-americano padece de fragilidades, tanto conceituais quanto relacionadas a requisitos de utilização. Além disso, os estudos empíricos analisados – empreendidos por órgãos de controle, pela Câmara dos Deputados e por entidades privadas – mostram que houve aumento de custos e de prazo quando utilizada a contratação integrada. Contudo, essas conclusões merecem contrapontos, constantes do último capítulo deste trabalho, que recomendam não uma extirpação do instituto explorado, mas um refinamento dos estudos e um maior número de verificações empíricas, para que sua eventual ampliação se dê com base em dados reais e não em pressupostos intuitivos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-10-16T17:02:46Z No. of bitstreams: 1 61650098.pdf: 1843722 bytes, checksum: 2981df7e71580729a39b7f2599dd57a2 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-16T17:03:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61650098.pdf: 1843722 bytes, checksum: 2981df7e71580729a39b7f2599dd57a2 (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRegime diferenciado de contratações públicaspt_BR
dc.subjectContratação integradapt_BR
dc.titleA contratação integrada no RDC: uma análise dos pressupostos de sua adoção a partir da experiência do DNITpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.criacao2018-
dc.identifier.orientadorMarcelo Dias Varellapt_BR
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