Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17969
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorChater, Marina Matos Fortes-
dc.date.accessioned2025-12-10T12:12:35Z-
dc.date.available2025-12-10T12:12:35Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationCHATER, Marina Matos Fortes. Um estudo sobre educação sensorial no método Montessori. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17969-
dc.description.abstractA Educação Sensorial não se limita ao desenvolvimento dos órgãos dos sentidos, mas representa um caminho para a formação da inteligência e da consciência, criando um alicerce para a formação da mente matemática e o desenvolvimento lógico matemático. Contribuindo também para a formação da livre escolha, da independência e autonomia da criança. O objetivo é analisar os fundamentos da Educação Sensorial, conforme proposto por Maria Montessori, no contexto da educação infantil, especificamente na faixa etária de 3 a 5 anos. Vamos identificar as principais práticas pedagógicas e os principais trabalhos realizados em sala relacionados à Educação Sensorial implementados por educadores montessorianos. O estudo da Educação Sensorial no método Montessori mostra-se relevante, pois aborda um aspecto essencial para a construção do conhecimento infantil: a mediação entre os sentidos e o desenvolvimento cognitivo. Maria Montessori defendeu que a criança aprende a partir da exploração ativa do ambiente, utilizando os sentidos como portas de entrada para a compreensão do mundo. Nesse sentido, investigar essa proposta contribui não apenas para a compreensão teórica de um dos pilares do método, mas também para a reflexão sobre práticas pedagógicas inovadoras e mais humanizadas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2025-12-10T12:12:23Z No. of bitstreams: 1 72050642.pdf: 8299851 bytes, checksum: 0477194c59551e90ca1082da3ef42ca9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2025-12-10T12:12:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 72050642.pdf: 8299851 bytes, checksum: 0477194c59551e90ca1082da3ef42ca9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-10T12:12:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 72050642.pdf: 8299851 bytes, checksum: 0477194c59551e90ca1082da3ef42ca9 (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação sensorialpt_BR
dc.subjectEducação montessorianapt_BR
dc.subjectMaria Montessoript_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleUm estudo sobre educação sensorial no método Montessoript_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2025-
dc.identifier.orientadorMurilo Silva Rezendept_BR
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
72050642.pdf8.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.