Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17971
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAndrade, Mariana Libânio de-
dc.date.accessioned2025-12-16T14:29:01Z-
dc.date.available2025-12-16T14:29:01Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationANDRADE, Mariana Libânio de. Estudo de caso: as relações entre a pedagogia afetiva e a prática pedagógica na escola Vivendo e Aprendendo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17971-
dc.description.abstractEste artigo estuda a relação da afetividade com o aprendizado a partir das teorias de Henry Wallon, Liev Vigotsky, Jean Piaget e Paulo Freire, valendo se de revisão bibliográfica desses autores, documentos em fontes primárias da instituição estudada e da observação crítica do ensino e gestão da escola Vivendo e Aprendendo, uma escola infantil privada, de caráter associativo e com projeto político pedagógico baseado explicitamente na atenção aos afetos como motor da aprendizagem e formação psíquica de alunas e alunos. Avaliou-se e verificou-se a efetividade dessa abordagem que ocorre de forma integral nas várias instâncias da escola, incluindo na relação família-escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-12-16T14:23:36Z No. of bitstreams: 1 72200214.pdf: 452409 bytes, checksum: 8f1475f674c9a9f3ab96e6e7651ae648 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-12-16T14:29:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 72200214.pdf: 452409 bytes, checksum: 8f1475f674c9a9f3ab96e6e7651ae648 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-16T14:29:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 72200214.pdf: 452409 bytes, checksum: 8f1475f674c9a9f3ab96e6e7651ae648 (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectPedagogia afetivapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectComunidade escolarpt_BR
dc.titleEstudo de caso: as relações entre a pedagogia afetiva e a prática pedagógica na escola Vivendo e Aprendendopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2025-
dc.identifier.orientadorSandra Mara Bessapt_BR
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
72200214.pdf441.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.