Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17996Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Machado, Thiago Fernando Mayer | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-18T18:46:32Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-18T18:46:32Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | MACHADO, Thiago Fernando Mayer. O legado dos Jesuítas na educação brasileira: encontros e desencontros. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17996 | - |
| dc.description.abstract | Este artigo busca investigar o legado pedagógico da Companhia de Jesus na educação brasileira, analisando como o Ratio Studiorum, matriz de ensino rigorosa e moralista, estabeleceu suas estruturas e se elas persistem na contemporaneidade. Utilizando pesquisa bibliográfica e análise documental da LDB/96 e da BNCC/2018, demonstramos que os princípios jesuíticos reverberam em três eixos: 1) A busca por Padronização Curricular, recorda em certa medida o modelo do Ratio; 2) A Formação Moral e de Valores na escola; e 3) A tensão sobre o Ensino Religioso, reflexo da primazia histórica da fé. Conclui-se que a compreensão deste legado colonial é essencial para a análise crítica das contradições e desafios da legislação educacional atual, na busca por um sistema universal e plural. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-12-18T18:19:03Z No. of bitstreams: 1 72200435.pdf: 283729 bytes, checksum: 63bd666b2551339fcd5ea2bc8b9886d6 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-12-18T18:46:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 72200435.pdf: 283729 bytes, checksum: 63bd666b2551339fcd5ea2bc8b9886d6 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-12-18T18:46:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 72200435.pdf: 283729 bytes, checksum: 63bd666b2551339fcd5ea2bc8b9886d6 (MD5) Previous issue date: 2025 | en |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Educação jesuítica | pt_BR |
| dc.subject | Ratio studiorum | pt_BR |
| dc.subject | Lei de Diretrizes de Bases da Educação | pt_BR |
| dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
| dc.title | O legado dos Jesuítas na educação brasileira: encontros e desencontros | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.date.criacao | 2025 | - |
| dc.identifier.orientador | Daniela Barros Pontes e Silva | pt_BR |
| Appears in Collections: | HIS - Graduação | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 72200435.pdf | 277.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.