Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17996| metadata.dc.type: | TCC |
| Title: | O legado dos Jesuítas na educação brasileira: encontros e desencontros |
| Authors: | Machado, Thiago Fernando Mayer |
| metadata.dc.identifier.orientador: | Daniela Barros Pontes e Silva |
| Abstract: | Este artigo busca investigar o legado pedagógico da Companhia de Jesus na educação brasileira, analisando como o Ratio Studiorum, matriz de ensino rigorosa e moralista, estabeleceu suas estruturas e se elas persistem na contemporaneidade. Utilizando pesquisa bibliográfica e análise documental da LDB/96 e da BNCC/2018, demonstramos que os princípios jesuíticos reverberam em três eixos: 1) A busca por Padronização Curricular, recorda em certa medida o modelo do Ratio; 2) A Formação Moral e de Valores na escola; e 3) A tensão sobre o Ensino Religioso, reflexo da primazia histórica da fé. Conclui-se que a compreensão deste legado colonial é essencial para a análise crítica das contradições e desafios da legislação educacional atual, na busca por um sistema universal e plural. |
| Keywords: | Educação jesuítica Ratio studiorum Lei de Diretrizes de Bases da Educação Base Nacional Comum Curricular |
| Citation: | MACHADO, Thiago Fernando Mayer. O legado dos Jesuítas na educação brasileira: encontros e desencontros. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025. |
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17996 |
| Issue Date: | 2025 |
| Appears in Collections: | HIS - Graduação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 72200435.pdf | 277.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.