Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17996
metadata.dc.type: TCC
Title: O legado dos Jesuítas na educação brasileira: encontros e desencontros
Authors: Machado, Thiago Fernando Mayer
metadata.dc.identifier.orientador: Daniela Barros Pontes e Silva
Abstract: Este artigo busca investigar o legado pedagógico da Companhia de Jesus na educação brasileira, analisando como o Ratio Studiorum, matriz de ensino rigorosa e moralista, estabeleceu suas estruturas e se elas persistem na contemporaneidade. Utilizando pesquisa bibliográfica e análise documental da LDB/96 e da BNCC/2018, demonstramos que os princípios jesuíticos reverberam em três eixos: 1) A busca por Padronização Curricular, recorda em certa medida o modelo do Ratio; 2) A Formação Moral e de Valores na escola; e 3) A tensão sobre o Ensino Religioso, reflexo da primazia histórica da fé. Conclui-se que a compreensão deste legado colonial é essencial para a análise crítica das contradições e desafios da legislação educacional atual, na busca por um sistema universal e plural.
Keywords: Educação jesuítica
Ratio studiorum
Lei de Diretrizes de Bases da Educação
Base Nacional Comum Curricular
Citation: MACHADO, Thiago Fernando Mayer. O legado dos Jesuítas na educação brasileira: encontros e desencontros. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17996
Issue Date: 2025
Appears in Collections:HIS - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
72200435.pdf277.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.