Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17998
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlmeida, Vitalina Gonçalves de-
dc.date.accessioned2025-12-18T18:47:49Z-
dc.date.available2025-12-18T18:47:49Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationALMEIDA, Vitalina Gonçalves de. Educação positiva aplicada à primeira infância no Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17998-
dc.description.abstractA sociologia define o ser humano como resultado de um processo histórico, cultural e social, o que implica que não nascemos determinados unicamente por aspectos culturais ou biológicos. Ao longo da vida, construímos-nos a partir do contexto em que estamos inseridos. Neste sentido, o ambiente escolar é fundamental e funciona como mola propulsora para a formação integral dos sujeitos em todas as dimensões: social, emocional e cultural. A pesquisa baseou-se em revisões bibliográficas de artigos publicados sobre Psicologia Positiva aplicada à Educação Positiva, visando compreender as práticas pedagógicas que favorecem o desenvolvimento das crianças. Assim, a Educação Positiva surge como uma estratégia pedagógica voltada para o desenvolvimento socioemocional das crianças na primeira infância, com o objetivo de favorecer a construção de competências como empatia, resiliência, autoestima e cooperação. Essa abordagem proporciona espaços escolares afetivos que promovem o bem-estar e se posiciona como um caminho eficaz para prevenir violências e traumas decorrentes das relações sociais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-12-18T18:39:45Z No. of bitstreams: 1 72200252.pdf: 307102 bytes, checksum: d58a984bcf22e26ea663612235ab2021 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-12-18T18:47:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 72200252.pdf: 307102 bytes, checksum: d58a984bcf22e26ea663612235ab2021 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-18T18:47:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 72200252.pdf: 307102 bytes, checksum: d58a984bcf22e26ea663612235ab2021 (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicologia positivapt_BR
dc.subjectEducação positivapt_BR
dc.subjectPrimeira infânciapt_BR
dc.subjectEducação tradicionalpt_BR
dc.titleEducação positiva aplicada à primeira infância no Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2025-
dc.identifier.orientadorDaniela Barros Pontes e Silvapt_BR
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
72200252.pdf299.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.