Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17998Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Almeida, Vitalina Gonçalves de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-18T18:47:49Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-18T18:47:49Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | ALMEIDA, Vitalina Gonçalves de. Educação positiva aplicada à primeira infância no Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17998 | - |
| dc.description.abstract | A sociologia define o ser humano como resultado de um processo histórico, cultural e social, o que implica que não nascemos determinados unicamente por aspectos culturais ou biológicos. Ao longo da vida, construímos-nos a partir do contexto em que estamos inseridos. Neste sentido, o ambiente escolar é fundamental e funciona como mola propulsora para a formação integral dos sujeitos em todas as dimensões: social, emocional e cultural. A pesquisa baseou-se em revisões bibliográficas de artigos publicados sobre Psicologia Positiva aplicada à Educação Positiva, visando compreender as práticas pedagógicas que favorecem o desenvolvimento das crianças. Assim, a Educação Positiva surge como uma estratégia pedagógica voltada para o desenvolvimento socioemocional das crianças na primeira infância, com o objetivo de favorecer a construção de competências como empatia, resiliência, autoestima e cooperação. Essa abordagem proporciona espaços escolares afetivos que promovem o bem-estar e se posiciona como um caminho eficaz para prevenir violências e traumas decorrentes das relações sociais. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-12-18T18:39:45Z No. of bitstreams: 1 72200252.pdf: 307102 bytes, checksum: d58a984bcf22e26ea663612235ab2021 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-12-18T18:47:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 72200252.pdf: 307102 bytes, checksum: d58a984bcf22e26ea663612235ab2021 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-12-18T18:47:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 72200252.pdf: 307102 bytes, checksum: d58a984bcf22e26ea663612235ab2021 (MD5) Previous issue date: 2025 | en |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Psicologia positiva | pt_BR |
| dc.subject | Educação positiva | pt_BR |
| dc.subject | Primeira infância | pt_BR |
| dc.subject | Educação tradicional | pt_BR |
| dc.title | Educação positiva aplicada à primeira infância no Brasil | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.date.criacao | 2025 | - |
| dc.identifier.orientador | Daniela Barros Pontes e Silva | pt_BR |
| Appears in Collections: | PED - Graduação | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 72200252.pdf | 299.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.