Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17999Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Santos, Isabel Cristina Teixeira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-18T18:48:45Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-18T18:48:45Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Isabel Cristina Teixeira. Os desafios da educação inclusiva de crianças no Transtorno do Espectro Autista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17999 | - |
| dc.description.abstract | Apesar dos avanços legais da educação inclusiva, a inclusão escolar, especialmente das crianças com Transtorno do Espectro Autista, ainda apresenta muitos desafios, entre eles o conhecimento sobre o espectro autista e a formação de professores para o trabalho com a diversidade humana. Diante desse contexto, a presente pesquisa aconteceu em torno da problematização de como podemos promover a inclusão escolar das crianças autistas de maneira que elas tenham uma aprendizagem significativa. Com este estudo objetivamos promover uma educação verdadeiramente inclusiva e uma aprendizagem efetiva, que faça sentido aos educandos e que seja construída a partir de seus verdadeiros interesses, necessidades e saberes prévios. O referido problema de pesquisa foi estudado por meio de pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e abordagem qualitativa, utilizando como base de dados, o Google Acadêmico e a biblioteca virtual do Centro Universitário de Brasília (CEUB), onde foi selecionado para coleta de dados e embasamento teórico, material consistente constituído por livros e artigos de alguns dos principais expoentes do estudo da educação inclusiva e do Transtorno do Espectro Autista. A partir dos dados coletados evidenciou-se a relevância do conhecimento não apenas do espectro autista em si, mas de cada pessoa com essa condição, em sua integralidade, para formação inicial e continuada dos professores, bem como para prática e efetividade de um ensino individualizado e aprimoramento do trabalho pedagógico na escola inclusiva, considerando não apenas as dificuldades dos sujeitos autistas, mas também suas potencialidades como elementos constitutivos e indissociáveis de sua identidade. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-12-18T18:45:26Z No. of bitstreams: 1 72201796.pdf: 364090 bytes, checksum: 303defa4b8def3ddc94b87a52331789c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-12-18T18:48:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 72201796.pdf: 364090 bytes, checksum: 303defa4b8def3ddc94b87a52331789c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-12-18T18:48:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 72201796.pdf: 364090 bytes, checksum: 303defa4b8def3ddc94b87a52331789c (MD5) Previous issue date: 2025 | en |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Autismo | pt_BR |
| dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
| dc.subject | Ensino individualizado | pt_BR |
| dc.title | Os desafios da educação inclusiva de crianças no Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.date.criacao | 2025 | - |
| dc.identifier.orientador | Daniela Barros Pontes e Silva | pt_BR |
| Appears in Collections: | PED - Graduação | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 72201796.pdf | 355.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.