Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17999
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Isabel Cristina Teixeira-
dc.date.accessioned2025-12-18T18:48:45Z-
dc.date.available2025-12-18T18:48:45Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSANTOS, Isabel Cristina Teixeira. Os desafios da educação inclusiva de crianças no Transtorno do Espectro Autista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17999-
dc.description.abstractApesar dos avanços legais da educação inclusiva, a inclusão escolar, especialmente das crianças com Transtorno do Espectro Autista, ainda apresenta muitos desafios, entre eles o conhecimento sobre o espectro autista e a formação de professores para o trabalho com a diversidade humana. Diante desse contexto, a presente pesquisa aconteceu em torno da problematização de como podemos promover a inclusão escolar das crianças autistas de maneira que elas tenham uma aprendizagem significativa. Com este estudo objetivamos promover uma educação verdadeiramente inclusiva e uma aprendizagem efetiva, que faça sentido aos educandos e que seja construída a partir de seus verdadeiros interesses, necessidades e saberes prévios. O referido problema de pesquisa foi estudado por meio de pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e abordagem qualitativa, utilizando como base de dados, o Google Acadêmico e a biblioteca virtual do Centro Universitário de Brasília (CEUB), onde foi selecionado para coleta de dados e embasamento teórico, material consistente constituído por livros e artigos de alguns dos principais expoentes do estudo da educação inclusiva e do Transtorno do Espectro Autista. A partir dos dados coletados evidenciou-se a relevância do conhecimento não apenas do espectro autista em si, mas de cada pessoa com essa condição, em sua integralidade, para formação inicial e continuada dos professores, bem como para prática e efetividade de um ensino individualizado e aprimoramento do trabalho pedagógico na escola inclusiva, considerando não apenas as dificuldades dos sujeitos autistas, mas também suas potencialidades como elementos constitutivos e indissociáveis de sua identidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-12-18T18:45:26Z No. of bitstreams: 1 72201796.pdf: 364090 bytes, checksum: 303defa4b8def3ddc94b87a52331789c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-12-18T18:48:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 72201796.pdf: 364090 bytes, checksum: 303defa4b8def3ddc94b87a52331789c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-18T18:48:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 72201796.pdf: 364090 bytes, checksum: 303defa4b8def3ddc94b87a52331789c (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino individualizadopt_BR
dc.titleOs desafios da educação inclusiva de crianças no Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2025-
dc.identifier.orientadorDaniela Barros Pontes e Silvapt_BR
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
72201796.pdf355.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.