A cooperação técnica e financeira entre o banco mundial e o governo brasileiro para a primeira fase do Programa Bolsa Família
Loading...
Files
Date
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
DOI
Abstract
O presente trabalho analisa as Instituições Financeiras Internacionais, tendo como referencial teórico a teoria liberal e a teoria crítica. Discute o problema da desigualdade de distribuição de renda, apresentando a cooperação internacional como um importante aliado no combate à pobreza. Além disso, avalia os impactos do Programa Bolsa Família no Brasil, seus pontos positivos e negativos, e o que poderia ser acrescentado para uma melhor implementação do programa. Finalmente, discute a influência da cooperação técnica e financeira exercida pelas instituições financeiras internacionais, nesse caso específico, o Banco Mundial, para fortalecer a capacidade de gestão do governo brasileiro. Nesse sentido, busca avaliar de que forma este organismo pôde contribuir para que a primeira fase do Programa Bolsa Família (2004-2009), pudesse atingir objetivos mais amplos no que diz respeito à redução da pobreza e da desigualdade de renda no país.
Description
Keywords
Citation
PAIVA, Mariana Rodrigues de. A cooperação técnica e financeira entre o banco mundial e o governo brasileiro para a primeira fase do Programa Bolsa Família. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Faculdade de Ciência Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2013.