Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4206
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O papel institucional da OAB como avaliadora do ensino superior jurídico |
Authors: | Marques Júnior, Júlio Cesar Dias |
metadata.dc.identifier.orientador: | Palhares, Paulo Henrique Franco |
Abstract: | Partindo da premissa da existência de uma crise no ensino jurídico no Brasil, consubstanciada pelo aumento do numero de cursos de direito oferecidos, desde o final dos anos 50, sem o devido acompanhamento de sua qualidade, nota-se que ao longo dos anos, a OAB tem atuado no âmbito da educação superior jurídica, propondo e tomando medidas para a melhoria da qualidade dos cursos e instituições. Apesar de a Ordem não ser a detentora formal da função avaliativa que à do Ministério da Educação, ela como entidade de natureza privada que desempenha funções públicas, está obrigada a atuar em defesa dos interesses da sociedade. Assim identificada uma crise, ela tem o dever de intervir, conforme seus limites. Nesse contexto, ela se utiliza de suas próprias ferramentas, tais como as Comissões de Educação Jurídica e Exame de Ordem, conquistando relevante êxito no desempenho dessa função, sendo justificada sua atuação face a necessidade pela omissão do MEC, que por motivos diversos permitiu o surgimento da crise, bem como pela existência de resultados positivos, que contribuíram para a melhoria e elevação da qualidade dos cursos jurídicos. |
Keywords: | Ensino jurídico Ordem dos Advogados do Brasil Comissão de Educação Jurídica Exame da Ordem |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4206 |
Issue Date: | 2012 |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Julio Cesar Dias Marques Junior RA 20827870.pdf | 419.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.