Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4547
metadata.dc.type: TCC
Title: O ensino de literatura: uma contribuição significante na construção do sujeito crítico
Authors: Silva, Lucivânia Pinheiro da
metadata.dc.contributor.advisor: Freitas, Olivia Rocha
Abstract: O trabalho apresenta a prática da leitura do gênero crônica em sala de aula e tem como corpus a crônica "Segurança", de Luí­s Fernando Veríssimo, problematizando a formação do leitor crítico. Parte-se da interpretação das políticas púbicas para a Educação como a LDB e os PCN, destacando de que forma a leitura literária é enfatizada, evidenciando a importância do letramento literário e a aplicabilidade do gênero crônica em sala de aula. A metodologia que norteou a pesquisa é indutiva do tipo qualitativa, coletando dados por meio da pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, a prática da leitura da crônica "Segurança" em sala de aula. O corpus propicia uma leitura prazerosa e nem por isso de menor qualidade, já que o texto apresenta uma linguagem acessível, possibilitou a provocação de reflexões em torno dos costumes, bem como a denúncia de comportamentos da sociedade.
Keywords: Política pública de educação
Letramento literário
Leitor crí­tico
Crônica
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4547
Issue Date: 27-Nov-2013
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC LUCIVANIA.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.