Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4548
Title: | Concordância verbal em questões de nível médio de concursos públicos: mecanismo linguístico do texto ou simples memorização de regras? |
Authors: | Pinheiro, Kênia Bispo |
metadata.dc.contributor.advisor: | Rodrigues, Tiago de Aguiar |
Abstract: | Este trabalho busca verificar, mediante a análise de questões que envolvam o conteúdo "concordância verbal", se a visão funcional da língua proposta pelos PCN (BRASIL, 2000) para o Ensino Médio está sendo aplicada em provas de concursos públicos que exijam este grau de instrução. Para tal fim, são apontadas as implicações, no ensino, das concepções funcionalista e formalista na visão de língua, bem como o desdobramento de uma ou outra concepção na abordagem do conteúdo "concordância verbal". Após a discussão acerca das provas nas quais as questões estão inseridas, suas características e modo como se apresentam, é feita uma introdução sobre a importância dos concursos públicos no país, a apresentação das bancas CESPE e ESAF, como aquelas de maior destaque no ramo de elaboração de provas de certames públicos e, finalmente, é realizada a análise qualitativa de 24 questões de ambas as bancas, sob o enfoque do item gramatical concordância verbal, para aferir a predominância de uma ou outra concepção linguística em cada banca. Como parâmetro, é feita a análise de uma questão do Enem, que apresenta todas as características funcionais solicitadas pelos PCN, como parâmetro às demais. |
Keywords: | Língua Portuguesa Funcionalismo Estruturalismo Concordância verbal Enem Concurso público |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4548 |
Issue Date: | 14-Nov-2013 |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_revisão_final_Kênia_Impressão(1).pdf | 3.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.