Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4577
metadata.dc.type: TCC
Title: O desenvolvimento motor em escolares do primeiro ciclo do ensino fundamental e o papel do professor de educação fí­sica
Authors: Morais, Lucas Melo Soares de
metadata.dc.contributor.advisor: Dutra, Maurí­lio Tiradentes
Abstract: Introdução: O desenvolvimento motor é uma ação que atua ao longo da vida de todo o indivíduo. É também uma alteração que tem sequência lógica, indo do mais fácil para o mais complexo. O Desenvolvimento de Habilidades Motoras é um comportamento de conteúdos do desenvolvimento motor, que tem por objetivo, compreender e entender as tentativas de locomover em várias formas e em várias direções. Já a Aprendizagem Motora tem uma sequência muito importante de execução de movimento crescente. Objetivo: Revisar a influência do desenvolvimento motor em escolares do primeiro ciclo do ensino fundamental. Materiais e Métodos: O trabalho foi desenvolvido a partir de artigos científicos, onde foi realizado um levantamento dos dados referentes ao estudo. A pesquisa caracterizou pela leitura exploratória, onde, foram analisados os conteúdos dos artigos e relato de cada autor em relação à importância no desenvolvimento motor nas séries iniciais. Referencial Teórico: Segundo Haywood e Getchell (2004), o desenvolvimento motor se refere ao processo de mudança no movimento contínuo, é relacionado à idade, no ambiente e nas tarefas que induzem essas mudanças, com isso toda mudança na execução do movimento é desenvolvimento. Para Maforte (2007), as fases do desenvolvimento motor têm que ter como finalidade a compreensão das faixas etárias de cada fase do desenvolvimento, deve ser compreendido como referência e não como uma regra fixa que tem que ser seguida a risca. Segundo Santos, Dantas e Oliveira (2004), a criança quando tem um estímulo na execução do movimento torna-se capaz de executar movimentos mais complexos e de interagir com o meio ambiente. Para Chiviacowsky (2007), a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades motoras estão estreitamente relacionados com o nível de desenvolvimento motor, com isso gera a capacidade de processar informações. Considerações Finais: A prática de atividades motoras deve ser regular, dando-se mais ênfase na habilidade motora que gera o desenvolvimento global da criança, que tem como finalidade a coordenação motora que pode ser ativada com atividades específicas de coordenação para a produção de movimentos que apresentem relação com as habilidades motoras. A influência de uma intervenção motora tende a oferecer à criança o trabalho de coordenação, habilidade e de desenvolvimento motor conforme a sua idade cronológica. O profissional de Educação Física tem um papel fundamental no processo de desenvolvimento motor da criança, promovendo atividades rudimentares que se dá mais ênfase na infância.
Keywords: Desenvolvimento motor
Habilidade motora
Escolar
Educação física
Professor
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4577
Issue Date: Nov-2013
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS MELO SOARES DE MORAIS.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.