Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6820
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Crianças superdotadas a aprendizagem da matemática |
Authors: | Valle, Diana Alencastro Naoum do |
metadata.dc.contributor.advisor: | Montenegro, Maria Eleusa |
Abstract: | Esse trabalho foi realizado com o intuito de conhecer a respeito da criança superdotada em Matemática, oferecendo contribuições aos profissionais da educação. A pesquisa foi de natureza qualitativa e o instrumento utilizado foi a entrevista semi-estruturada, realizada com quatro professoras de uma escola particular localizada no Lago Sul, Brasília, Distrito Federal. As categorias selecionadas para o trabalho foram: características da criança superdotada; procedimentos utilizados; melhor aproveitamento; vantagens; desvantagens e conselhos. Os principais resultados encontrados foram: a inadequação da criança junto aos colegas e as atividades da turma; a falta de um procedimento específico para atender ás necessidades da criança superdotada; a diferença entre sua capacidade intelectual e o seu desempenho global como aluno; sobre as vantagens e desvantagens, as participantes perceberam mais vantagens do que desvantagens em ter essas crianças em sala; a preocupação dos professores em ter um material específico para esses alunos; a importância de manter esse aluno motivado. As características da superdotação citadas pelas participantes foram inquietude, curiosidade, rapidez de raciocínio e impaciência para a rotina. Em relação aos procedimentos utilizados em sala de aula, apenas uma das entrevistadas tem em sua sala atendimento para essas crianças; trás delas fazem algum tipo de procedimento e uma não os utiliza. O adiantamento de conteúdo é feito por duas delas. Quanto à avaliação da aprendizagem, todas as entrevistadas concordaram que suas notas são as melhores, mas ao mesmo tempo o seu desempenho global não é bom. As participantes perceberam mais vantagens do que desvantagens em ter essas crianças de superdotadas em sala de aula. As vantagens são o auxílio e o estímulo que elas dão a seus colegas e, dentre as desvantagens, foram citadas a dificuldade em evitar que outras crianças copiem delas e a necessidade de exercícios e provas diferenciados. Os resultados dessa pesquisa foram importantes para a reflexão e prática desta futura educadora colaborando no atendimento a esses alunos. |
Keywords: | Superdotação Superdotado em matemática Educação especial |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/6820 |
Issue Date: | 2009 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20618505.pdf | 368.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.