Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6820
metadata.dc.type: TCC
Title: Crianças superdotadas a aprendizagem da matemática
Authors: Valle, Diana Alencastro Naoum do
metadata.dc.contributor.advisor: Montenegro, Maria Eleusa
Abstract: Esse trabalho foi realizado com o intuito de conhecer a respeito da criança superdotada em Matemática, oferecendo contribuições aos profissionais da educação. A pesquisa foi de natureza qualitativa e o instrumento utilizado foi a entrevista semi-estruturada, realizada com quatro professoras de uma escola particular localizada no Lago Sul, Brasília, Distrito Federal. As categorias selecionadas para o trabalho foram: características da criança superdotada; procedimentos utilizados; melhor aproveitamento; vantagens; desvantagens e conselhos. Os principais resultados encontrados foram: a inadequação da criança junto aos colegas e as atividades da turma; a falta de um procedimento específico para atender ás necessidades da criança superdotada; a diferença entre sua capacidade intelectual e o seu desempenho global como aluno; sobre as vantagens e desvantagens, as participantes perceberam mais vantagens do que desvantagens em ter essas crianças em sala; a preocupação dos professores em ter um material específico para esses alunos; a importância de manter esse aluno motivado. As características da superdotação citadas pelas participantes foram inquietude, curiosidade, rapidez de raciocínio e impaciência para a rotina. Em relação aos procedimentos utilizados em sala de aula, apenas uma das entrevistadas tem em sua sala atendimento para essas crianças; trás delas fazem algum tipo de procedimento e uma não os utiliza. O adiantamento de conteúdo é feito por duas delas. Quanto à  avaliação da aprendizagem, todas as entrevistadas concordaram que suas notas são as melhores, mas ao mesmo tempo o seu desempenho global não é bom. As participantes perceberam mais vantagens do que desvantagens em ter essas crianças de superdotadas em sala de aula. As vantagens são o auxílio e o estímulo que elas dão a seus colegas e, dentre as desvantagens, foram citadas a dificuldade em evitar que outras crianças copiem delas e a necessidade de exercícios e provas diferenciados. Os resultados dessa pesquisa foram importantes para a reflexão e prática desta futura educadora colaborando no atendimento a esses alunos.
Keywords: Superdotação
Superdotado em matemática
Educação especial
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/6820
Issue Date: 2009
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20618505.pdf368.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.