Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1012
metadata.dc.type: TCC
Title: A margem de contribuição: um estudo de uma empresa do ramo de alimentação em Brasília
Authors: Souza, André Dantas Maranhão de
metadata.dc.contributor.advisor: Torres, Inácio Alves
Abstract: A margem de contribuição é uma ferramenta que possibilita ao gestor comparar o resultado das vendas de sua organização, com os custos dela mensurados. Logo, o acompanhamento criterioso dos custos é uma atividade organizacional de grande relevância e que gera vantagem competitiva, já que em muitas situações o preço é ditado pelo mercado, e a empresa que administra bem seus custos, ao diminuí-los do preço praticado, permite verificar a viabilidade financeira de um negócio. Este trabalho buscou calcular a margem de contribuição do serviço de almoço de um restaurante de Brasília, através da mensuração e rateio de todos os tipos de custos, para posterior alocação ao referido serviço, que só se fez possível após o levantamento teórico referente ao tema; tal pesquisa foi realizada na intenção de munir a organização com uma importante ferramenta, que lhe gera vantagem em meio a um mercado caracterizado pela alta diversificação e acirrada competitividade. O resultado revela que o serviço analisado proporciona uma margem de contribuição consideravelmente positiva, proporcionando superar os custos fixos atrelados ao serviço, e então gerar um positivo lucro operacional, fornecendo a organização de uma importante informação, como ferramenta para tomada de decisão.
Keywords: Margem de contribuição
Controle de custo
Restaurante
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1012
Issue Date: 2011
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20702582.pdf254.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.