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metadata.dc.type: TCC
Title: Percepção do consumidor sobre o reforço informativo de marcas de sucos prontos
Authors: Rodrigues, Rafael Nunes
metadata.dc.contributor.advisor: Borges, Carla Peixoto
Abstract: De acordo com o BPM, Behavioral Perspective Model , o comportamento do consumidor situa-se na intersecção entre a história de aprendizagem e o cenário de consumo. O cenário sinaliza a possibilidade de três tipos de conseqüências: aversivas, reforçadoras utilitárias e reforçadoras informativas. As conseqüências reforçadoras do comportamento aumentam a sua probabilidade de repetição..As marcas, por diferenciarem produtos e serviços, funcionam como estímulos discriminativos que sinalizam essas conseqüências. Dessa forma, o nível de reforço sinalizado por uma marca está associado à magnitude de seu brand equity. No presente estudo, de caráter exploratório e abordagem quantitativa, foram comparados os níveis de reforço informativo de diferentes marcas de sucos prontos Foi feita uma pesquisa exploratória quantitativa, com uma amostra de 150 freqüentadores do UniCEUB que julgaram quatro marcas de sucos prontos, indicando o quanto elas são conhecidas e como avaliam seu nível de qualidade. A partir dessas respostas, foi identificado o nível de reforço informativo de cada marca, por meio da análise de variância (One – way ANOVA) para verificar diferenças nas médias MCQ (Medida de Conhecimento e Qualidade) das marcas. Foi constatado que existe diferença significativa entre as marcas, as quais foram separadas em três diferentes níveis de reforço informativo. Os resultados encontrados podem auxiliar decisões gerenciais, tais como a definição da estratégia de posicionamento e diferenciação das marcas, como também proporcionar benefícios à sociedade, por tornar os consumidores mais conscientes dos fatores que afetam o processo de compra.
Citation: RODRIGUES, Rafael Nunes. Percepção do consumidor sobre o reforço informativo de marcas de sucos prontos. 2006. 38 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1051
Issue Date: Jul-2006
Appears in Collections:ADM - Graduação

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