Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1284
metadata.dc.type: TCC
Title: O premio nacional da qualidade como fator agregador de valor nas organizações
Authors: Meneses, Munyk Silva
Abstract: A motivação inicial para elaboração desta monografia ocorreu devido à publicação pelo National Institute of Standards and Technology (NIST) de um estudo onde foi comparado o desempenho de uma carteira fictícia montada com ações das empresas vencedoras do Prêmio Malcolm Baldrige e uma carteira formada por empresas que compunham o índice S&P 500 na década passada. O desempenho da carteira das vencedoras obteve um retorno de 512,24% contra um retorno de 115,17% do mercado. Como similar ao Prêmio Malcolm Braldrige, existe no Brasil o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), que teve sua primeira versão realizada em 1992. Com base neste Prêmio, o objetivo desse estudo é analisar o retorno dos acionistas das empresas premiadas pelo Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), comparando-os com o retorno do Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (IBOVESPA). Para a realização desta análise, utilizou-se a pesquisa exploratória através de levantamento bibliográfico. Na pesquisa bibliográfica, buscou-se o entendimento da evolução da qualidade, bem como o seu conceito, os precursores da qualidade, enfatizando o principal deles, e a descrição do Prêmio Nacional da Qualidade. Na apresentação dos dados, buscou-se a cotação das empresas premiadas e do IBOVESPA, com o objetivo de conhecer o retorno das ações e compará-los com o retorno do índice do mercado, através de métodos estatísticos, utilizando testes de duas amostras para médias, a fim de verificar se as médias dessas amostras são iguais. Para a realização dos testes das hipóteses, foram considerados dois cenários: (1) nível de erro de 5% e (2) nível de erro de 10%. Diante da análise e interpretação dos dados, constatou-se que, para a amostra em questão, o resultado é relativamente inconclusivo, chegando-se a respostas diferentes dependendo do nível de erro admitido no referido estudo. Apesar dos dados amostrais apontarem para um resultado inconclusivo, o PNQ é, na opinião dos executivos das empresas ganhadoras, um fator que agrega valor à organização.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1284
Issue Date: Jul-2004
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20101398.pdf288.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.