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metadata.dc.type: TCC
Title: O endomarketing como fator de motivação nas empresas
Authors: Carvalho, Daniel Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: Ramos, Gisele Mota
Abstract: O cenário empresarial de um modo geral vem enfrentando diversos desafios para alcançar seus objetivos. O mercado a cada dia mostra-se mais competitivo fazendo com que a quantidade de ofertas seja muito grande oferecendo assim uma gama de produtos semelhantes a preços competitivos o que cada vez mais dificulta na obtenção de novos clientes. Dessa maneira as empresas têm percebido no marketing a ferramenta de sobrevivência das empresas. É verdade que muitas declaram praticar marketing, mas o que têm acontecido em alguns casos é que essa aplicação não tem sido feita da maneira adequada, o que acaba acarretando em prejuízos para a empresa e não garante nenhuma espécie de retorno. Assim, além do marketing orientado por profissionais para o ambiente externo as organizações perceberam que para alcançar seus objetivos precisam antes de tudo realizar o marketing interno, ou endomarketing como o termo ficou conhecido. É preciso primeiramente olhar o cliente interno, prepará-lo, orientá-lo para depois colocar em contato com o cliente externo. Tudo isso influência na motivação, que junto com a informação de qualidade, os meios, instrumentos e canais de comunicação compõem o endomarketing.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1426
Issue Date: Jul-2006
Appears in Collections:PUB - Graduação

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