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metadata.dc.type: TCC
Title: Gastronomia e cinema: olhares acerca das relacoes originadas pela gastronomia em contextos cinematograficos
Authors: Sousa, Barbara Andrade
metadata.dc.contributor.advisor: Vieira, Marco Antônio Ramos
Abstract: O cinema, originado na França, obra dos irmãos Lumiére, é conhecido mundialmente como sendo a sétima arte. A gastronomia não tem um único país que originou e a espalhou, levando em conta que as primeiras descobertas do homem em relação a manutenção de alimentos aconteceu ainda na época das cavernas, mas é sabido que também na França ela encontra suas raízes determinantes, criativas e tradicionais. Já o pai da psicanálise era Freud, alemão que elucidou milhares de questões acerca o inconsciente e o subconsciente. Nesse trabalho será discutida a relação que se pode obter ao analisar de forma psicanalítica as relações que a gastronomia cria, modifica, embala, em dois filmes escolhidos: Chocolate. Miramax. 2000. 122min e O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Mulher e O Amante. Allarts-Erato Films. 1989. 124min.
A presente pesquisa tem o objetivo de analisar o trabalho de assessoria de imprensa realizado pela empresa Santafé Idéias e Comunicação para o senador Gim Argello (PTB–DF), durante a crise política vivida pelo parlamentar, nos meses de julho e agosto de 2007. Para o desenvolvimento desta pesquisa, adotou-se a metodologia qualitativa modalidade Estudo de Caso. A pesquisa qualitativa abordou os procedimentos e estratégias da empresa Santafé Idéias, bem como a cobertura feita pelo veículo impresso Correio Braziliense. A escolha deste tema levou em consideração a crise política que envolvia o senador Gim Argello, cujo desdobramento era noticiado pelos principais meios de comunicação do país. A metodologia adotada nesta monografia buscou explorar da forma mais abrangente possível o gerenciamento de crise de imagem do senador Gim Argello pela Santafé Idéias, fundamentado nos referenciais teóricos adotados nos dois primeiros capítulos, respectivamente, assessoria de imprensa e crises de imagem, e na entrevista empregada. Ao mesmo tempo, procurou-se estabelecer a ligação entre o que era noticiado pelo jornal Correio Braziliense, no período analisado, e o desempenho da Santafé Idéias, ao tratar com a imprensa durante o período da crise.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1438
Issue Date: Jan-2006
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