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metadata.dc.type: Monografia
Title: Porque as pessoas lembram das propagandas?
Authors: Santana, Ana Flávia Ribeiro
Abstract: Os investimentos em publicidade estão aumentando potencialmente, mas é preciso verificar se as propagandas estão alcançando os objetivos dos anunciantes. Portanto, sabe-se da sua importância no mercado mundial. Dessa maneira, escolheu-se esclarecer porque o consumidor se lembra de certas propagandas, mesmo com o passar do tempo e descobrir quais fatores contribuem para que isso aconteça. A literatura aborda o processamento da informação, como ocorre a aprendizagem, o funcionamento da memória e os vários fatores que facilitam a transferência e a retenção de informações das propagandas na memória dos consumidores. Para alcançar tal objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa por meio de um questionário eletrônico estruturado, que foi enviado via e-mail para 80 pessoas e 300 mensagens com o questionário, foram postadas em perfis de usuários da comunidade online Orkut. A pesquisa foi respondida por 132 pessoas, residentes no Brasil, usuárias da Internet, com alto nível de escolaridade e que não possuem conhecimento técnico sobre publicidade. A propaganda mais lembrada pelos consumidores é a do refrigerante Coca-Cola. Criatividade apareceu como o elemento mais importante para os sujeitos lembrarem dos anúncios. Sensualidade aparece como pouco importante e é um elemento muito utilizado nas propagandas brasileiras. Esse dado sugere que os publicitários se baseiam pouco em pesquisas antes de realizarem suas campanhas publicitárias.
Keywords: Propaganda
Memória
Consumidor
Pesquisa
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1469
Issue Date: Jan-2007
Appears in Collections:PUB - Graduação

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