Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1628
metadata.dc.type: TCC
Title: Fotografia e memória: uma análise semiótica de imagens do século XX
Authors: Barbosa, Camila Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Busato, Cláudia
Abstract: Este estudo tem como finalidade propor uma análise acerca da importância da fotografia dentro da construção da memória social e individual. Para isso, foram feitas análises de fotografias que foram inúmeras vezes veiculadas na mídia ao longo da história, ou seja, imagens marcantes dentro da história e da cultura da sociedade ocidental do século XX, seja por seu caráter documental, informativo e histórico, seja por seu caráter artístico, lúdico. Assim, para este estudo foi analisado um breve histórico da fotografia como elemento de construção da identidade e cultura da sociedade, uma vez que o contexto social da imagem, bem como do fotógrafo e do observador, é importante para que a imagem tenha relevância na construção da memória. O estudo da memória foi analisado a partir da sua relação com as imagens fotográficas. Além disso, a abordagem semiótica foi utilizada na tentativa de analisar a percepção e interpretação de elementos fotográficos, procurando uma reflexão acerca dos múltiplos significados imagéticos, da linguagem fotográfica e dos elementos que compõem a imagem. A fotografia, em sua importância como signo indexcical, é uma importante fonte de acervo e patrimônio cultural e histórico, bem como fonte de processos perceptivos e sensitivos, por ser um signo composto de elementos icônicos. Por fim, este estudo propõe que sejam aprofundados os estudos da imagem, a fim de que a comunicação através dela, bem como sua produção possam ser melhor efetuados e compreendidos.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1628
Issue Date: Jul-2007
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20413170.pdf940.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.