Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1652
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância da propaganda no processo eleitoral das eleições brasileiras de 1989
Authors: Afonso, Gouthier Dias
metadata.dc.contributor.advisor: Santos Filho, José Severiano
Abstract: O presente trabalho é um estudo da retórica política, com base na campanha presidencial brasileira de 1989. Inicialmente, há uma fundamentação teórica, onde se discutem, entre outros, os conceitos de ideologia, discurso e retórica. Esta última é tomada como uma forma de comunicação visando promover a identificação das pessoas, em busca de sua cooperação. A metodologia empregada baseou-se na análise retórica dos programas de propaganda política gratuita pela televisão, utilizando um modelo que divide os atos retóricos das campanhas em dois modos: a persuasão e a sedução. A persuasão foi observada a partir dos tópicos: análises de problemas nacionais; valores professados e propostas apresentadas. A sedução foi observada a partir dos tópicos: personagens do drama político, conflito, interpretação, formatos de televisão e música. Um capítulo é destinado a examinar as funções dramatúrgicas nas campanhas analisadas. A partir desses dados, o trabalho sugere que a determinação dos significados do voto depende de uma análise integrada das análises do cenário político, da propaganda política e das audiências, que são intérpretes dos signos da campanha. Ao final, há considerações gerais sobre a argumentação política, formatos de televisão, o papel da imagem na propaganda, a campanha como ação dramática.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1652
Issue Date: Jul-2004
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20184927.pdf333.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.