Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1715
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise do discurso das campanhas da Aracruz Celulose: quando a publicidade mascara a realidade
Authors: Batista, Bárbara B.
Abstract: O presente trabalho é uma análise do discurso das campanhas institucionais da empresa Aracruz Celulose durante os anos 2006 e 2007. Essa análise leva em consideração o contexto social no qual está inserida a empresa, incluindo desde a sua criação até suas práticas sociais nos dias de hoje; os termos e expressões utilizadas no discurso, que representam símbolos e valores como sustentabilidade, ética e responsabilidade social; e a função social do discurso, que se insere dentro de um formato publicitário, impulsionado pelo marketing social e por um novo paradigma de sociedade, no qual os problemas ambientais são reconhecidos como os mais sérios de nossa história. Este projeto tem como objetivo, através da interpretação textual e histórica, identificar, pela forma de como a empresa se mostra através discurso, os motivos da investida ofensiva em publicidade. Pretende-se comparar as campanhas da Aracruz Celulose com sua prática real e dessa forma levantar uma gama considerações a respeito da atuação da empresa. Essas situações levam em conta, principalmente, a preocupação com o meio ambiente e com as comunidades que habitam as áreas próximas a indústria de papel. Para isso é necessário entender os impactos da plantação artificial de eucalipto em grande escala, ou deserto verde, como é chamado pelos movimentos sócio-ambientais.
Keywords: Aracruz celulose
Análise do discurso
Sustentabilidade
Publicidade institucional
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1715
Issue Date: Jul-2007
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20433904.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.