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dc.contributor.advisorSilva, Frederico Augusto Barbosa da-
dc.contributor.authorArado, Suzana Regina Bittencourten_US
dc.date.accessioned2011-08-25T17:05:58Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:00:32Z-
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dc.date.available2013-05-09T20:00:32Z-
dc.date.issued2009en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/17-
dc.description.abstractA presente monografia tem como escopo principal enfatizar a importância da educação para o desenvolvimento pleno do indivíduo. No embasamento teórico, a educação foi apresentada como condição para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, como elemento que propicia o desenvolvimento das capacidades cognitivas e sociais desses indivíduos, portanto, pode ser compreendida como instrumento essencial ao exercício da cidadania. A Carta Magna e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional oferecem embasamento legal para a efetivação desse direito social, contudo, a existência de obstáculos como a necessidade de formulação e aplicação de políticas públicas adequadas, que possibilitem a existência de um sistema educacional coerente com as necessidades do povo brasileiro, dificultam o acesso a esse direito. Para tratar dessas questões buscou-se, com base em pesquisa bibliográfica sobre o tema, indicar e analisar a efetividade do direito à educação. Dentre os exemplos retratados em teoria sobre a situação problema, foi escolhido o ensino das artes no Brasil, demonstrando a ineficácia na concretização desse direito social fundamental à humanidade para o efetivo exercício da cidadania.-
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento socialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectExercício da cidadaniapt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.titleContribuição da educação para exercício da cidadaniapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2009en_US
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