Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/191
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFreitas Filho, Roberto-
dc.contributor.authorMelo, Marina Carneiro deen_US
dc.date.accessioned2011-08-30T12:14:47Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:01:17Z-
dc.date.available2011-08-30T12:14:47Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:01:17Z-
dc.date.issued2010en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/191-
dc.description.abstractO conceito de consumidor padrão, inserido no artigo 2°, caput, do Código de Defesa do Consumidor, tem suscitado inúmeras controvérsias no âmbito da doutrina e jurisprudência pátrias, em decorrência da imprecisão do termo destinatário final contido no referido artigo. Em regra, verifica-se em uma relação de consumo, a empresa fornecedora de um lado e, de outro, um não-profissional. Contudo, existem casos em que pessoas jurídicas adquirem bens para seu uso, mas tais bens podem servir de insumos para prestação de serviços por elas. Está- se, portanto, diante de um problema que precisa ser discutido. A questão aqui é saber se pode ser considerada consumidora a pessoa jurídica que adquire um produto ou contrata um serviço como destinatária final, mas que acaba utilizando tal bem em sua atividade produtiva. Para tanto, serão abordadas as correntes doutrinárias sobre o tema, bem como será realizada uma reflexão crítica acerca das decisões proferidas no âmbito do Superior Tribunal de Justiça no que tange à incidência do Código de Defesa do Consumidor às relações jurídicas interempresariais.-
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Reitor João Herculino (biblioteca@uniceub.br) on 2011-08-30T12:14:47Z No. of bitstreams: 1 20555880.pdf: 362580 bytes, checksum: 0cd5fd5c5d8c867aeb814e8ee79e2053 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2011-08-30T12:14:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20555880.pdf: 362580 bytes, checksum: 0cd5fd5c5d8c867aeb814e8ee79e2053 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:01:17Z (GMT). No. of bitstreams: 3 20555880.pdf.txt: 155683 bytes, checksum: bca2ba8752bdf676a0a4205d7eee4024 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) 20555880.pdf: 362580 bytes, checksum: 0cd5fd5c5d8c867aeb814e8ee79e2053 (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.subjectPessoa jurídicapt_BR
dc.subjectDestinatário finalpt_BR
dc.subjectProdutopt_BR
dc.subjectServiçopt_BR
dc.titleA pessoa jurídica consumidora: o enquadramento da pessoa jurídica como consumidora à luz do cdc e as teorias aplicadas pelo STJpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2010en_US
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20555880.pdf354.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.