Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2106
metadata.dc.type: TCC
Title: Gestão de pessoas como diferencial competitivo: o caso Starbucks Coffee
Authors: Valadares, Heive Ananda Franco
metadata.dc.contributor.advisor: Ramos, Gisele Mota
Abstract: Este trabalho demonstra como a gestão estratégica de pessoas cria um diferencial competitivo no mercado. O tema foi tratado, mediante a análise de teorias gerenciais que possibilitam a criação de um ambiente propício à motivação dos funcionários para que satisfaçam as necessidades dos clientes. Através do estudo de caso da empresa norte-americana Starbucks Coffee, foi possível constatar as melhores formas de abordagens e a maneira mais eficaz de introduzir os valores de uma cultura organizacional na vida dos funcionários e manter um vínculo emocional com seus clientes. O estudo de caso possibilitou observar benefícios, em longo prazo, de empresas de alto padrão que tratam seus funcionários como seus bens mais preciosos. A Starbucks Coffee se embasou nas teorias gerenciais, aqui apresentadas, para alcançar sucesso em âmbito mundial. Conclui-se que a aplicação de uma gestão estratégica de pessoas, em conjunto com ações de endomarketing, gera um diferencial competitivo e grande sucesso para uma empresa.
Keywords: Gestão estratégica de pessoas
Diferencial competitivo
Starbucks coffee
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2106
Issue Date: Jan-2009
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20566881.pdf229.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.