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metadata.dc.type: TCC
Title: Sexualidade na publicidade exagero ou abuso?
Authors: Nascimento, Luciana de Paula Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: Lucio , Magda de Lima
Abstract: Publicidade consiste em divulgar produtos, serviços, eventos etc. A simples divulgação, porém, pode não alcançar o resultado que se espera. Para tanto, por meio de estudos e pesquisas, o meio publicitário tenta compreender e traçar um perfil dos fatores que influenciam as pessoas nas tomadas de decisões. Com isso, técnicas de persuasão são criadas para que as mensagens causem efeito, ou seja, sejam eficazes. Dentre os quesitos conhecidos que atraem a atenção das pessoas, o apelo ao sexo e à beleza são bastante utilizados por publicitários em suas campanhas e é nesse ponto que o limite entre exagero e abuso faz-se reconhecível. O simples exagero engloba uma idéia apenas quantitativa, enquanto o abuso referese ao exagero que, de uma forma ou outra, depara-se no ofensivo, invasivo, indiscreto e que causa desconforto, além de outra considerações negativas, ao observador. Atualmente, percebe-se que a abusiva recorrência a esses recursos têm causado à sociedade profundas transformações em seu comportamento. É observado exagerado culto ao corpo além de um consumo desenfreado em busca de felicidade, satisfação e prazer coisificados representados, todavia, não somente pelo produto em si, mas pela aquisição da marca. Grandes marcas buscam visibilidade mediante impacto na sociedade, para tanto, expõem imagens de nudez, prioritariamente feminina, e imagens eróticas e sexuais. Entretanto, indaga-se sobre a real necessidade da disposição de imagens apelativas ao sexo explícito, uma vez que, por muitas vezes, não há relação direta entre sexo e o produto em questão. Dessa forma, são apresentadas três peças publicitárias a comporem uma referência ilustrativa dessas questões citadas anteriormente. Este trabalho, portanto, não é direcionado ao relato das diferenças entre publicidades eróticas, sexuais ou pornográficas. O foco recai sobre o questionamento a respeito da exposição abusiva e desnecessária da nudez e do sexo
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2159
Issue Date: Jan-2009
Appears in Collections:PUB - Graduação

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