Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2181
metadata.dc.type: TCC
Title: A Importância da referência musical dos jingles
Authors: Silva, Leniane Alves da
Abstract: O rádio, um dos meios de comunicação mais acessível à população, está inteiramente ligado com o nosso dia-a-dia, seja através de aparelhos sonoros em nossas residências, seja no som dos nossos carros, em lugares que entramos ou passamos e recentemente na internet. Por ter sido introduzido no mercado antes mesmo da televisão, exige uma atenção especial, por ter sido o primeiro meio de comunicação a atrair massas sociais em grande número. E esse destaque se deve, por ser um meio de aprendizado a todos os que estudaram, estudam e estudarão os meios de comunicação no Brasil. Esta pesquisa, portanto, tem como objetivo relembrar a história do rádio no Brasil e aprofundar assim na criação de meios de propaganda que foram inauguradas em tais rádios. Trata-se também, por conseguinte, de uma exploração sobre jingles, quanto a sua existência em rádios, como fator de mediação da informação e quanto ao mais importante: seu efeito na memorização de ouvintes de rádios, estimulando assim um processo de sensações que pode levar o ouvinte a uma compra por meio de um jingle. Isso tudo focado em rádios de freqüência AM em áreas rurais de cidades interioranas. O trabalho surge com o objetivo de resgatar memórias e sensações provocadas no nosso cérebro pela musicalidade, pelo ritmo e rimas presentes em um jingle, e ainda mostrar a importância que o rádio ainda exerce na vida das pessoas. O procedimento metodológico escolhido foi o de entrevista aberta, utilizado devido à natureza do objeto que exige percepções de prisma qualitativo.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2181
Issue Date: Jul-2009
Appears in Collections:JOR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20783960.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.