Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2211
metadata.dc.type: Monografia
Title: Marketing esportivo e a mulher torcedora
Authors: Felício, Juliana Rubem
Abstract: Este trabalho monográfico propõe apresentar estratégias de marketing que os grandes times de futebol, Flamengo e Grêmio, utilizam para captar e promover a maior participação das torcidas femininas nos estádios. Abaliza-se pelas barreiras que a mulher vem enfrentando para superar o estigma do preconceito, tendo em vista que a sociedade brasileira ainda vê o futebol como um esporte masculino. Seu principal objetivo foi verificar se existe adoção de estratégias de marketing pelos dois times de futebol que visem atrair o público feminino. Apresenta as características do marketing em geral, do marketing esportivo e mostra como as ações de marketing, na atual sociedade moderna, devem também ser voltadas para as mulheres, sendo essas as maiores consumidoras em todos os aspectos. É uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental com abordagem qualitativa que apresenta não somente uma revisão da literatura sobre o tema investigado, mas também uma investigação de registros com informações necessárias para a justificação e validação das análises e interpretações. As evidências encontradas foram poucas, mas significativas para a análise e o trabalho constituiu-se em uma contribuição importante para lembrar os valores, crenças, hábitos, atitudes, representações, opiniões para quem pretende aprofundar em fatos e processos particulares e específicos de grupos sociais com participação da mulher que levam nome dos times agenciando e promovendo o marketing esportivo.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2211
Issue Date: Jul-2009
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20626912.pdf360.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.