Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2571
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A escola fora da escola: estudo sobre uma proposta alternativa no DF |
Authors: | Araújo, Ana Paula Falcão de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Prestes, Zoia Ribeiro |
metadata.dc.identifier.orientador: | Zoia Ribeiro Prestes |
Abstract: | A distância entre os objetivos teóricos da escola e a realidade em que se observa desânimo, falta de autonomia dos alunos e tendência à padronização e mecanização das atividades em detrimento da liberdade, criatividade e coletividade, leva ao questionamento da educação formal. Dentro deste contexto, este trabalho tem a intenção de explorar a proposta desenvolvida por uma associação de pais, educadores e crianças no Distrito Federal, que envolve a educação de 5 crianças, com idades de 7 a 11 anos, de forma não convencional. Os instrumentos de metodologia de pesquisa utilizados foram relatórios de observação e entrevistas semi-estruturadas, feitas durante visitas à instituição e nas reuniões semanais do Conselho Pedagógico. Constatou-se que a escola não segue um currículo, os conteúdos explorados não são separados em disciplinas e não existe um sistema de avaliação por notas. As avaliações são processuais e analisam os percursos coletivos, assim como os individuais. As crianças são sujeitos das suas próprias trajetórias de conhecimento. O aprendizado é orientado pelo interesse delas. Não há separação das atividades por idade. O grupo desenvolve atividades de forma colaborativa, com a busca de uma transmissão horizontal de conhecimentos, em que os educadores são parceiros na construção de um saber universal. Essa iniciativa se apresenta como uma das possibilidades existentes de alternativa à escola tradicional e, como outras propostas, carece de acompanhamento e aperfeiçoamento. |
Keywords: | Escola alternativa Escola formal Educação |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2571 |
Issue Date: | Jun-2012 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20706920.pdf | 371.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.