Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2577
metadata.dc.type: TCC
Title: Aprendizagem e subjetividade: um caminho possível
Authors: Bezerra, Marília dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Rey, Fernando Luis González
Abstract: Este trabalho é resultado de um estudo qualitativo baseado na Teoria da Subjetividade e na Epistemologia Qualitativa, ambos de González Rey. O principal objetivo desse estudo foi explorar, analisar e discutir as influencias dos aspectos subjetivos, de três sujeitos que apresentaram algum tipo dificuldade na aquisição de conteúdos escolares, enfatizando a singularidade do sujeito que aprende a partir de uma perspectiva histórico-cultural. Utilizou-se como instrumentos completamento de frases, dinâmica conversacional, jogo de sentimentos, entrevista semiestruturada e representações gráficas, a fim de encontrar núcleos de sentido subjetivos que poderiam configurar-se como facilitadores ou inibidores da aprendizagem. A discussão do trabalho foi realizada por meio de uma análise construtivointerpretativo, o que possibilitou a compreensão da dificuldade de aprendizagem para cada sujeito. Sendo assim, foi possível compreender, que a produção subjetiva de cada participante está atrelada à história de vida, à cultura, valores sociais, bem como sua relação com o momento atual. Portanto, os sentidos subjetivos dos participantes não estavam limitados apenas à experiência vivida no contexto escolar, mas integravam sentidos subjetivos constituídos em outras esferas da vida dos participantes. Dessa forma, o trabalho vem apresentar a importância da singularidade do sujeito que aprende na sua relação com diversos espaços em que ele transita.
Keywords: Subjetividade
Dificuldade de aprendizagem
Sentido subjetivo
Epistemologia qualitativa
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2577
Issue Date: 2012
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20767418.pdf568.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.