Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2582
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Percepção de professores e alunos sobre o (in)sucesso escolar |
Authors: | Bonato, Bruna Griebeler |
metadata.dc.contributor.advisor: | Pérez-Nebra, Amalia Raquel |
Abstract: | A presente pesquisa ocupou-se em compreender alguns aspectos do (in) sucesso escolar no contexto rural. Como os diferentes atores do processo ensino aprendizagem (professores e alunos) estão envolvidos e suas atribuições. Para compreensão das percepções dos envolvidos no processo do fracasso escolar, utilizou-se a base teórica segundo o modelo atribucional de Weiner. Para o alcance desse objetivo foram realizados dois estudos com três grupos a saber: professores, alunos do segundo ciclo escolar e alunos do ensino médio. O Estudo 1, com a aplicação de questionário para professores e alunos, mostrou uma clara diferença de crenças entre os grupos. O Estudo 2 objetivou aprofundar os resultados do Estudo 1, utilizando entrevistas semi-estruturadas. Como resultado foi possível observar que os alunos realizam atribuições internas tanto do sucesso quanto do fracasso escolar, diferente dos professores. Sugere-se também que a relação afetiva com o professor é um ponto fundamental que contribui para o sucesso acadêmico dos alunos. Com relação aos professores, corroborou-se os estudos e a teoria segundo o erro fundamental da atribuição, em que se atribuiu o sucesso escolar a algo interno e o fracasso a algo externo. |
Keywords: | Fracasso escolar Sucesso escolar Erro fundamental de atribuição Weiner Atribuição de causalidade |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2582 |
Issue Date: | Dec-2012 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20820547.pdf | 701.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.