Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2582
metadata.dc.type: TCC
Title: Percepção de professores e alunos sobre o (in)sucesso escolar
Authors: Bonato, Bruna Griebeler
metadata.dc.contributor.advisor: Pérez-Nebra, Amalia Raquel
Abstract: A presente pesquisa ocupou-se em compreender alguns aspectos do (in) sucesso escolar no contexto rural. Como os diferentes atores do processo ensino aprendizagem (professores e alunos) estão envolvidos e suas atribuições. Para compreensão das percepções dos envolvidos no processo do fracasso escolar, utilizou-se a base teórica segundo o modelo atribucional de Weiner. Para o alcance desse objetivo foram realizados dois estudos com três grupos a saber: professores, alunos do segundo ciclo escolar e alunos do ensino médio. O Estudo 1, com a aplicação de questionário para professores e alunos, mostrou uma clara diferença de crenças entre os grupos. O Estudo 2 objetivou aprofundar os resultados do Estudo 1, utilizando entrevistas semi-estruturadas. Como resultado foi possível observar que os alunos realizam atribuições internas tanto do sucesso quanto do fracasso escolar, diferente dos professores. Sugere-se também que a relação afetiva com o professor é um ponto fundamental que contribui para o sucesso acadêmico dos alunos. Com relação aos professores, corroborou-se os estudos e a teoria segundo o erro fundamental da atribuição, em que se atribuiu o sucesso escolar a algo interno e o fracasso a algo externo.
Keywords: Fracasso escolar
Sucesso escolar
Erro fundamental de atribuição
Weiner
Atribuição de causalidade
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2582
Issue Date: Dec-2012
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20820547.pdf701.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.