Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2596
metadata.dc.type: TCC
Title: A função paterna na atualidade: uma nova visão do pai
Authors: Monteiro, Paula Rachel
metadata.dc.contributor.advisor: Schneider, Ciomara
Abstract: A sociedade, a criança e o adolescente têm cobrado muito do pai da atualidade. Querem que ele ocupe um lugar que não seja apenas aquele do detentor da lei, que impõe limites e dá regras, querem um pai presente e participativo. As pesquisas relacionadas a essa nova visão de paternidade têm crescido. E este trabalho foi desenvolvido com o propósito de lançar um novo olhar sobre o tema, a fim de conhecer os sentimentos e as perspectivas de alguns pais da atualidade, frente à sua função, no que diz respeito a essas cobranças que lhes estão sendo feitas. Tendo como base a teoria psicanalítica, foi feito um estudo bibliográfico onde se nota a importância do pai para o início da formação da sociedade. De acordo com os teóricos psicanalíticos Sigmund Freud, Jacques Lacan e Donald Woods Winnicott, foi possível conhecer como estes distinguem a importância do papel do pai para a formação da criança. Para isso, foram escolhidos como sujeitos de pesquisa três homens, com idade entre 26 e 33 anos, e que estão passando pela primeira experiência da paternidade. As informações foram colhidas com o auxílio de dois instrumentos, que fazem parte do método de pesquisa denominado Epistemologia Qualitativa, de González Rey: a conversação espontânea e o completamento de frases. Por meio desta pesquisa foi possível compreender como esses novos pais têm elaborado seus medos, adaptações, questionamentos, alegrias e realizações, tornando possível conhecer como os sentidos e significados sobre o “ser pai” têm se organizado, frente às diversas mudanças que têm ocorrido na sociedade e no ambiente familiar.
Keywords: Paternidade
Psicanálise
Atualidade
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2596
Issue Date: Nov-2008
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20326682.pdf819.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.