Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2605
metadata.dc.type: TCC
Title: Religiosidade e espiritualidade: a experiência subjetiva da transcendência no contexto da psicoterapia e o desenvolvimento integral do indivíduo
Authors: Silva, Adalberto Inácio Gonzaga da
metadata.dc.contributor.advisor: Mori, Valeria Deusdara
Abstract: Este trabalho traz como proposta básica uma análise dentro do contexto da psicoterapia em que os conteúdos de ordem religiosa, possam ser respeitados e serem avaliados como elementos importantes para que o indivíduo encontre no seu processo de desenvolvimento intrapessoal, também o interpessoal, mas concomitantemente, uma ampliação em nível transpessoal. É a identificação da dimensão espiritual na fala do indivíduo que a percebe como inquietude, que se faz necessária para uma correta avaliação das demandas e das significações na sua existência. A ressignificação dos conteúdos que aparecem obscurecidos, são fundamentais para que o indivíduo se veja mais integrado em suas relações e níveis em que se encontre. O eixo principal da avaliação dos conteúdos é a base teórica da psicoterapia analítica de C. G. Jung, embora outros autores de outras abordagens são consultados para referendarem as postulações do teórico suíço, mas ampliando e contextualizando os conceitos e bases epistemológicas em que as teorias são fundamentadas. A espiritualidade é uma dimensão que não pode ser descartada da dinâmica do desenvolvimento do indivíduo no seu psiquismo com vistas ao atingimento da individualidade.
Keywords: Psicoterapia
Religiosidade
Espiritualidade
Citation: SILVA, Adalberto Inácio Gonzaga da. Religiosidade e espiritualidade: a experiência subjetiva da transcendência no contexto da psicoterapia e o desenvolvimento integral do indivíduo. 2009. 44 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2605
Issue Date: Jun-2009
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20360196.pdf457.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.