Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2614| metadata.dc.type: | TCC |
| Title: | Diversidade sexual nas escolas: o caso do kit do projeto escola sem homofobia |
| Authors: | Santos, Lígia Maria Kahl Schreiber Meillo Lopes dos |
| metadata.dc.contributor.advisor: | Bizerril Neto, José |
| Abstract: | A escola é um espaço privilegiado no que tange a abertura de novos diálogos. Em relação à educação sexual, em específico, o presente estudo partiu do seguinte questionamento: em que medida o veto do kit de material educativo do Projeto Escola Sem Homofobia se torna revelador ao problematizar as relações de poder que envolvem o direito à visibilidade na nossa sociedade e a dificuldade de se combater a homofobia nas escolas? Para tais pressupostos, foram analisadas repercussões sociais e midiáticas em torno do kit e o modo de endereçamento dos três vídeos que compunham o kit – Torpedo, Probabilidade e Encontrando Bianca. Para a análise dos materiais midiáticos foram utilizados os pressupostos teóricos da análise do discurso, de Michel Foucault. O estudo traz reflexões acerca das relações de poder que envolvem a proliferação de discursos e suas possíveis consequências para a visibilidade das questões de sexualidade e gênero no contexto educacional. |
| Keywords: | Homofobia Dispositivo audiovisual Diversidade sexual Escola |
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2614 |
| Issue Date: | 11-Dec-2012 |
| Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 20770706.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.