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metadata.dc.type: TCC
Title: Análise funcional: uma alternativa ao diagnóstico tradicional no contexto escolar
Authors: Martins, Sara Alves
metadata.dc.contributor.advisor: Flores, Eileen Pfeiffer
Abstract: O presente estudo discute as implicações do psicodiagnóstico baseado no uso do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM – e propõe a análise funcional, baseada nos pressupostos do Behaviorismo Radical como solução aos problemas levantados. Para isso, contextualizam-se diferentes concepções de saúde e doença no curso da história, o surgimento da medicina, sua forma de atuação e sua influência na psicologia assim como as críticas dirigidas ao manual diagnóstico adotado pela psicologia. Faz-se um breve histórico da medicina na escola e a conseqüente medicalização do fracasso escolar assim como a problemática decorrente do uso do DSM neste ambiente. Em seguida, desfazem-se alguns mitos e equívocos a respeito do Behaviorismo Radical, apresentando suas idéias e ainda sua proposta de análise funcional e então, comparam-se os dois sistemas de investigação e intervenções comportamentais e as consequências de seu uso em escolas. Por fim, conclui-se que, mais importante que saber as topografias de um comportamento, é entender sua função e que uma forma mais prudente e eficaz de análise e intervenção do comportamento dito “problemático” em escolas, aponta para a análise funcional.
Keywords: Análise funcional
Behaviorismo radical
DSM
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2619
Issue Date: Jun-2009
Appears in Collections:PSI - Graduação

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