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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2659
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Flores, Eileen Pfeiffer | pt_BR |
dc.contributor.author | Leão, Priscila Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:08:18Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:07Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:08:18Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:07Z | - |
dc.date.issued | 2008-12 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2659 | - |
dc.description.abstract | A presente monografia investigou a concepção de professores do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal, sobre processo de inclusão e proporcionou, através de reuniões e dinâmicas, um espaço para reflexão. Foram feitas entrevistas, antes das reuniões e após as reuniões com duas professoras. As reuniões aconteceram por meio de dinâmicas e uma palestra. Os dados das entrevistas foram transcritos, analisados e separados em três categorias: concepção de inclusão, dificuldades encontradas no processo de inclusão e nomenclaturas utilizadas para designar as pessoas com necessidades educacionais especiais. As professoras conceberam inclusão sob diferentes enfoques, com muitas definições práticas que se aproximavam dos princípios da integração e poucas definições, quase todas baseadas em teorias, que se referiam ao processo de inclusão. Os participantes indicaram durante as dinâmicas muitas dificuldades para a realização da inclusão, dentre elas, a falta de formação especializada, a falta de profissionais qualificados e com experiência prévia, o excesso de alunos nas salas de aula e a falta de infra-estrutura e recursos adequados. O professor deficiente visual convidado para ministrar a palestra, afirmou que para ele não existe inclusão e exemplificou com suas experiências de vida, o que fez com que os demais professores refletirem sobre sua atuação em sala de aula. Portanto, os dados permitiram identificar que o processo de inclusão ainda depende de vários aspectos e que ainda ocorre a proposta da integração dentro de escolas inclusivas. Para que o processo de inclusão ocorra efetivamente, são necessárias profundas transformações na estrutura das escolas, redefinição dos cursos de formação dos professores e apoio das famílias e da Secretaria de Educação, principalmente na reformulação do processo educacional. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20410905.pdf.txt: 134434 bytes, checksum: 86c8268e45c7aabfe74cab42de228e23 (MD5) 20410905.pdf: 298908 bytes, checksum: a4a09e5cdf7dacf81e8fbb2b26994330 (MD5) Previous issue date: 2008-07 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa-ação | - |
dc.subject | Inclusão escolar | - |
dc.subject | Concepção do professor | - |
dc.title | Percepção de professores do ensino fundamental acerca do processo de inclusão: um projeto de pesquisa-ação | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2008-12 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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File | Description | Size | Format | |
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