Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2659
metadata.dc.type: TCC
Title: Percepção de professores do ensino fundamental acerca do processo de inclusão: um projeto de pesquisa-ação
Authors: Leão, Priscila Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Flores, Eileen Pfeiffer
Abstract: A presente monografia investigou a concepção de professores do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal, sobre processo de inclusão e proporcionou, através de reuniões e dinâmicas, um espaço para reflexão. Foram feitas entrevistas, antes das reuniões e após as reuniões com duas professoras. As reuniões aconteceram por meio de dinâmicas e uma palestra. Os dados das entrevistas foram transcritos, analisados e separados em três categorias: concepção de inclusão, dificuldades encontradas no processo de inclusão e nomenclaturas utilizadas para designar as pessoas com necessidades educacionais especiais. As professoras conceberam inclusão sob diferentes enfoques, com muitas definições práticas que se aproximavam dos princípios da integração e poucas definições, quase todas baseadas em teorias, que se referiam ao processo de inclusão. Os participantes indicaram durante as dinâmicas muitas dificuldades para a realização da inclusão, dentre elas, a falta de formação especializada, a falta de profissionais qualificados e com experiência prévia, o excesso de alunos nas salas de aula e a falta de infra-estrutura e recursos adequados. O professor deficiente visual convidado para ministrar a palestra, afirmou que para ele não existe inclusão e exemplificou com suas experiências de vida, o que fez com que os demais professores refletirem sobre sua atuação em sala de aula. Portanto, os dados permitiram identificar que o processo de inclusão ainda depende de vários aspectos e que ainda ocorre a proposta da integração dentro de escolas inclusivas. Para que o processo de inclusão ocorra efetivamente, são necessárias profundas transformações na estrutura das escolas, redefinição dos cursos de formação dos professores e apoio das famílias e da Secretaria de Educação, principalmente na reformulação do processo educacional.
Keywords: Pesquisa-ação
Inclusão escolar
Concepção do professor
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2659
Issue Date: Dec-2008
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20410905.pdf291.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.