Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2709
metadata.dc.type: TCC
Title: Comportamento pró-ativo: o impacto dos valores organizacionais e dos estímulos à criatividade
Authors: Silva, Fabíola Alcântara Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Veiga, Heila Magali da Silva
Abstract: O comportamento Pró-ativo é definido como um conjunto de comportamentos que visam solucionar problemas e implementar mudanças nas organizações. Nesse estudo, o objetivo geral foi o de testar o poder preditivo dos Valores Organizacionais e da percepção de estímulos à Criatividade sobre o comportamento Pró-ativo. Utilizouse uma amostra de 101 trabalhadores de três áreas distintas e diversos cargos de uma organização pública do DF. Os instrumentos de medida foram o Inventário de Perfis Organizacionais – IPVO, os fatores de estímulos à expressão da Criatividade do ICCAT e a Escala Reduzida de Comportamentos Pró-ativos nas Organizações – ECPOr. Os resultados mostram que os trabalhadores apresentam comportamento Pró-ativo médio superior (3,71; dp= 0,69); prestígio (5,17; dp= 1,04) foi o valor organizacional mais presente e o apoio do gestor (3,46; dp= 0,78) o principal estímulo à Criatividade. A regressão múltipla padrão mostrou que os Valores Organizacionais e a percepção de estímulos à Criatividade no ambiente de trabalho são preditores de comportamento Pró-ativo, sendo de 37% a variância explicada. Dentre as dimensões de valores, autonomia (β= 0,57; p<0,05) e preocupação com a coletividade (β= -0,54; p<0,05) trouxeram contribuição significativa. E, da medida de Criatividade foram incluídas diversidade de tarefas (β= 0,37; p<0,05) e disponibilidade de recursos (β= - 0,25; p<0,05). Os achados apontam que os trabalhadores pesquisados apresentarão comportamentos Pró-ativos quando os Valores Organizacionais estiverem ligados à preocupação com o bem-estar coletivo, ao estímulo para enfrentamento de desafios, à busca de novas oportunidades e quando existirem condições que possibilitem a expressão da Criatividade e existirem recursos suficientes.
Keywords: Proatividade
Valor organizacional
Criatividade
IPVO
ECPO
ICCAT
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2709
Issue Date: Jun-2010
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20509771.pdf884.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.