Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2717
metadata.dc.type: Monografia
Title: Inovação em serviços hospitalares: competências profissionais advindas do PACS
Authors: Silva, Layla Teixeira Pandolpho da Costa e
Abstract: O presente trabalho teve por objetivo identificar as competências profissionais advindas do processo de implantação do PACS (Picture Archiving and Communication System) no serviço hospitalar. O PACS consiste em um sistema tecnológico capaz de armazenar, acessar, distribuir e apresentar imagens digitalizadas. A relevância deste trabalho deve-se ao fato de haver poucos estudos no Brasil sobre inovação em serviços hospitalares e também pouca literatura sobre a relação de competências e inovação em serviços hospitalares. O referencial teórico deu base ao trabalho abordando uma noção de competências, incluindo um breve histórico, tipologia e gestão por competências. Foram apresentados também os conceitos de serviço, inovação e a relação de inovação em serviços hospitalares e competências. Para atingir o objetivo do trabalho foi realizada uma pesquisa de campo em uma instituição hospitalar que está em processo de implantação do PACS. Elaborou-se um roteiro de entrevista baseado na tese de Vargas (2006) e entrevistou-se os sujeitos, no total três, individualmente. As entrevistas foram analisadas com base na literatura de Bardin (1977) sobre análise de conteúdo e algumas citações dos sujeitos foram apresentadas nos resultados. A partir desses resultados inferiram-se e descreveram-se competências profissionais que possivelmente serão necessárias para os prestadores de serviços após a implantação do PACS no hospital. O mapeamento das competências incluiu tanto competências técnicas quanto de serviço, definidas ao longo do trabalho. Percebeu-se o predomínio de competências técnicas nas entrevistas realizadas, entretanto, as de serviço também puderam ser identificadas. Com as competências descritas, as instituições hospitalares poderão utilizá-las para desenvolvê-las e gerí-las a fim de aperfeiçoar o serviço prestado e alcançar assim os objetivos organizacionais.
Keywords: Competência profissional
Competência de serviço
Inovação em serviço hospitalar
PACS
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2717
Issue Date: 2009
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20510140.pdf474,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.