Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2723
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Transposição entre repertórios de falante e ouvinte em adultos |
Authors: | Simões, Sarah de Moraes |
metadata.dc.contributor.advisor: | Medeiros, Carlos Augusto de |
Abstract: | A presente monografia teve como objetivo: verificar a dependência ou independência funcional, como também, a transposição entre repertórios de comportamentos verbais, falante e ouvinte, em adultos; além de verificar se os treinos sucessivos exercem influência sobre a transposição de repertórios. Skinner (1957/1978) chama de independência funcional entre operantes o fato de determinada topografia treinada em uma função, como por exemplo, a função de falante, não ser emitida automaticamente em outra função como a de ouvinte. O estudo foi aplicado em 12 participantes com idade média de 30 anos. Dividiram-se os participantes em dois grupos experimentais: Grupo Ouvinte – Falante e Grupo Falante – Ouvinte. O Grupo Ouvinte – Falante recebeu treino no repertório de ouvinte, seguido pelo teste colateral de falante, treino de falante e depois, teste de ouvinte e teste de falante. O Grupo Falante – Ouvinte realizou o experimento na ordem inversa. A aplicação foi dividida em três fases experimentais, sendo utilizados cinco cartões com imagens de paisagem em cada fase. Cada fase experimental foi realizada em um dia, por três dias consecutivos. Todos os participantes foram submetidos às mesmas etapas dentro do estudo. Antes que se iniciasse a aplicação, foi realizado treino ecóico com os participantes. Durante o estudo os participantes foram treinados a responder ora como ouvintes e ora como falantes, ao experimentador. Dentre os resultados apresentados, (1) percebe-se a possibilidade de realizar estudo sobre a independência funcional tendo como participantes adultos; (2) a ocorrência de dependência e independência funcional no Grupo Ouvinte – Falante e dependência funcional em todos os participantes do Grupo Falante – Ouvinte; (3) efeito de treinos sucessivos na aprendizagem de novos repertórios comportamentais; (4) o aumento no repertório verbal e não verbal ao realizar o treino de falante, enquanto que o treino de ouvinte propiciou aumento apenas no repertório não verbal. |
Keywords: | Dependência funcional Independência funcional Falante Ouvinte |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2723 |
Issue Date: | Dec-2012 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20767512.pdf | 560.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.