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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2736
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Inclusão escolar: uma análise sobre os contadores de histórias |
Authors: | Sassaki, Eloiza Mitsue Dias |
metadata.dc.contributor.advisor: | Schneider, Ciomara |
Abstract: | A inclusão escolar é um processo no qual a escola se adapta ao aluno com necessidades especiais. A classe hospitalar apresenta-se como uma forma de inclusão escolar quando o estudante não pode freqüentar o ensino regular por estar impossibilitado de ir à aula por motivos de saúde, por estar no hospital. A Associação Viva e Deixe Viver é uma organização que trabalha para o bem estar e desenvolvimento educacional da criança hospitalizada a partir dos contadores de histórias que levam cultura e entretenimento por meio dos livros, jogos e desenhos. Assim, esta pesquisa qualitativa analisa a inclusão escolar com as crianças em hospitalização a partir da classe hospitalar e do trabalho voluntário dos contadores de histórias da Associação Viva e Deixe Viver. Este trabalho também aborda os aspectos teóricos da influência do livro na comunicação, no desenvolvimento e no consciente e inconsciente da criança. Para a pesquisa foram realizadas entrevistas com quatro contadores de histórias e uma psicóloga que trabalham no HRAS – Hospital Regional da Asa Sul, para discutir de que forma eles contam histórias e o que fazem para promover o acesso dos pacientes à inclusão. Na análise foi observado que os contadores de histórias fazem o processo de inclusão social e contribuem para a inclusão escolar. São pontuadas as divergências de objetivos do trabalho dos contadores de histórias com o trabalho da classe hospitalar. A demanda de crianças no hospital é de recém-nascidos a adolescentes, mas a classe hospitalar só atende crianças a partir dos sete anos e que estejam matriculadas no ensino regular. Os contadores de histórias atendem crianças em qualquer idade e fase escolar. Observou-se que os contadores se adaptam aos pacientes, pois contam as histórias utilizando os diversos recursos que dispõem para trabalhar com a criança hospitalizada, com fantoches, jogos, desenhos ou músicas. |
Keywords: | História infantil Inclusão escolar Criança hospitalizada |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2736 |
Issue Date: | Jun-2009 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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