Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2749
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSalim, Cássia Maria Ramalhopt_BR
dc.contributor.authorTrajano, Gabriel Spellerpt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:07:31Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:18Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:07:31Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:18Z-
dc.date.issued2005-11pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2749-
dc.description.abstractA criança, em todas as épocas e culturas, utiliza grande parte de seu tempo com brincadeiras. É consenso entre vários teóricos do desenvolvimento (Piaget,1975; Wallon, 1989; Vigotski,2003;) a respeito da importância do brincar no desenvolvimento infantil. É brincando, de acordo com Piaget (1934, 1975, 1978) a criança constrói o significado de si mesma, dos outros, das situações e do mundo em que vive, pois a brincadeira é o meio que a criança usa para explorar o mundo. Então, para este autor, brincar é construir significados. Debortoli (2003) coloca que brincar é interagir com o mundo. Ao brincar, combinamos regras, fantasiamos, imaginamos e nos relacionamos com o outro. Isso faz com que demos novos significados ao mundo, pois podemos expressar objetivamente o significado de tudo que nos cerca através da fala, além de podermos fazer interações simbólicas através da expressão corporal. O objetivo este estudo centrou-se na verificação da importância da brincadeira para o desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo da criança na fase escolar. Buscou-se conhecer também, quais são as brincadeiras mais utilizadas e que finalidades elas alcançam. Foi realizada a pesquisa qualitativa, utilizando para coleta de dados a observação participante de situações de atividades lúdicas de crianças interagindo no contexto escolar. Foram registradas as formas e ações no brincar, as quais foram analisadas e categorizadas. Os resultados demonstraram o quanto é importante a brincadeira no contexto da pré-escola, favorecendo a construção do conhecimento, permitindo a criança desenvolver em sua totalidade, como apontam as teorias e os autores que estudam o desenvolvimento infantil.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:57:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20119873.pdf.txt: 100238 bytes, checksum: 95a074fbfece5b4f4381a6210f35f668 (MD5) 20119873.pdf: 342719 bytes, checksum: f2dbac05811c884134aad862afd36b61 (MD5) Previous issue date: 2005-07en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantil-
dc.subjectAtividade lúdica-
dc.subjectContexto pré-escolar-
dc.titleAs atividades lúdicas no desenvolvimento de crianças em fase pré-escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-11pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20119873.pdf334.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.