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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2749
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Salim, Cássia Maria Ramalho | pt_BR |
dc.contributor.author | Trajano, Gabriel Speller | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:07:31Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:18Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:07:31Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:18Z | - |
dc.date.issued | 2005-11 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2749 | - |
dc.description.abstract | A criança, em todas as épocas e culturas, utiliza grande parte de seu tempo com brincadeiras. É consenso entre vários teóricos do desenvolvimento (Piaget,1975; Wallon, 1989; Vigotski,2003;) a respeito da importância do brincar no desenvolvimento infantil. É brincando, de acordo com Piaget (1934, 1975, 1978) a criança constrói o significado de si mesma, dos outros, das situações e do mundo em que vive, pois a brincadeira é o meio que a criança usa para explorar o mundo. Então, para este autor, brincar é construir significados. Debortoli (2003) coloca que brincar é interagir com o mundo. Ao brincar, combinamos regras, fantasiamos, imaginamos e nos relacionamos com o outro. Isso faz com que demos novos significados ao mundo, pois podemos expressar objetivamente o significado de tudo que nos cerca através da fala, além de podermos fazer interações simbólicas através da expressão corporal. O objetivo este estudo centrou-se na verificação da importância da brincadeira para o desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo da criança na fase escolar. Buscou-se conhecer também, quais são as brincadeiras mais utilizadas e que finalidades elas alcançam. Foi realizada a pesquisa qualitativa, utilizando para coleta de dados a observação participante de situações de atividades lúdicas de crianças interagindo no contexto escolar. Foram registradas as formas e ações no brincar, as quais foram analisadas e categorizadas. Os resultados demonstraram o quanto é importante a brincadeira no contexto da pré-escola, favorecendo a construção do conhecimento, permitindo a criança desenvolver em sua totalidade, como apontam as teorias e os autores que estudam o desenvolvimento infantil. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20119873.pdf.txt: 100238 bytes, checksum: 95a074fbfece5b4f4381a6210f35f668 (MD5) 20119873.pdf: 342719 bytes, checksum: f2dbac05811c884134aad862afd36b61 (MD5) Previous issue date: 2005-07 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | - |
dc.subject | Atividade lúdica | - |
dc.subject | Contexto pré-escolar | - |
dc.title | As atividades lúdicas no desenvolvimento de crianças em fase pré-escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005-11 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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File | Description | Size | Format | |
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20119873.pdf | 334.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
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