Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2749
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | As atividades lúdicas no desenvolvimento de crianças em fase pré-escolar |
Authors: | Trajano, Gabriel Speller |
metadata.dc.contributor.advisor: | Salim, Cássia Maria Ramalho |
Abstract: | A criança, em todas as épocas e culturas, utiliza grande parte de seu tempo com brincadeiras. É consenso entre vários teóricos do desenvolvimento (Piaget,1975; Wallon, 1989; Vigotski,2003;) a respeito da importância do brincar no desenvolvimento infantil. É brincando, de acordo com Piaget (1934, 1975, 1978) a criança constrói o significado de si mesma, dos outros, das situações e do mundo em que vive, pois a brincadeira é o meio que a criança usa para explorar o mundo. Então, para este autor, brincar é construir significados. Debortoli (2003) coloca que brincar é interagir com o mundo. Ao brincar, combinamos regras, fantasiamos, imaginamos e nos relacionamos com o outro. Isso faz com que demos novos significados ao mundo, pois podemos expressar objetivamente o significado de tudo que nos cerca através da fala, além de podermos fazer interações simbólicas através da expressão corporal. O objetivo este estudo centrou-se na verificação da importância da brincadeira para o desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo da criança na fase escolar. Buscou-se conhecer também, quais são as brincadeiras mais utilizadas e que finalidades elas alcançam. Foi realizada a pesquisa qualitativa, utilizando para coleta de dados a observação participante de situações de atividades lúdicas de crianças interagindo no contexto escolar. Foram registradas as formas e ações no brincar, as quais foram analisadas e categorizadas. Os resultados demonstraram o quanto é importante a brincadeira no contexto da pré-escola, favorecendo a construção do conhecimento, permitindo a criança desenvolver em sua totalidade, como apontam as teorias e os autores que estudam o desenvolvimento infantil. |
Keywords: | Desenvolvimento infantil Atividade lúdica Contexto pré-escolar |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2749 |
Issue Date: | Nov-2005 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20119873.pdf | 334.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.