Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2759
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Os processos subjetivos de pacientes hipertensos em psicoterapia |
Authors: | Schlottfeldt, Jéssica Silveira |
metadata.dc.contributor.advisor: | Rey, Fernando Luis Gonzalez |
Abstract: | O objetivo geral desta pesquisa é compreender os efeitos da psicoterapia para a mudança da qualidade de vida de pacientes hipertensos. Encontra-se no estudo das configurações e dos sentidos subjetivos e das subjetividades individual e social associados a hipertensão um tema de relevância para a psicologia. A saúde é um sistema complexo que se expressa como processo e como configuração, sendo, portanto sensível de múltiplas influências, entre elas as relacionadas ao modo de vida e aos aspectos subjetivos das pessoas, temas onde o aporte da psicologia torna-se especialmente relevante. Esta pesquisa se apóia na teoria da subjetividade numa perspectiva histórico – cultural, proposta por González Rey (1995, 2002, 2005, 2007) e por técnicas psicoterápicas baseadas na metodologia da pesquisa. Nos orientamos neste estudo por uma metodologia qualitativa de caráter construtivo-interpretativo (González Rey, 1997, 2002, 2005). Os instrumentos utilizados são o completamento de frases e a dinâmica conversacional, cujos resultados serão analisados a partir da Teoria da Subjetividade (González Rey, 2003) apoiados na Epistemologia Qualitativa, método proposto por González Rey (2005). A psicoterapia é estabelecida como uma relação dialógica entre paciente e psicoterapeuta facilitando e articulando sentidos subjetivos associados ao processo de saúde e doença. |
Keywords: | Hipertensão Subjetividade Psicoterapia |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2759 |
Issue Date: | 2009 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20533915.pdf | 225.31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.