Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2779
metadata.dc.type: TCC
Title: O impacto da liderança na motivação de teleoperador
Authors: Cruz, Maria Tatielly de Sá
metadata.dc.contributor.advisor: Pérez-Nebra, Amalia Raquel
Abstract: O líder pode influenciar positivamente na motivação laboral de seus subordinados, utilizando suas habilidades interpessoais e seu(s) estilo(s) de liderança. Motivação e liderança são temas intimamente ligados e bastante estudados devido ao grande impacto que causam nas organizações, por isso a importância de relacioná-los. O presente trabalho buscou relacionar os estilos de liderança e as características pessoais do líder como preditores da motivação laboral de teleoperadores. As análises foram feitas através do método de regressão. Para mensurar a motivação dos teleoperadores foi utilizada a Escala Multi-Factorial de Motivação no Trabalho – Multi-Moti. Para aferir e identificar estilos de liderança e comportamentos de eficácia ligados ao sucesso desses profissionais foi aplicado o Questionário Multifatorial de Liderança (QML) com três estilos comportamentais de líderes: Transformacional, Transacional e Laissez-Faire. Como resultado, os fatores “motivação de realização e poder” e “envolvimento” são os que mais estimulam a motivação de teleoperadores e a liderança Transformacional é a que mais se adéqua em contexto de Call Centers.
Keywords: Motivação
Liderança
Teleoperador
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2779
Issue Date: Jul-2011
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20620113.pdf812.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.