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    https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2783| metadata.dc.type: | TCC | 
| Title: | Educação medicalizada, deficiência situada um estudo sobre a produção social da deficiência sustentada pela escola e medicina | 
| Authors: | Reis, Laize da Silva Modesto | 
| metadata.dc.contributor.advisor: | Prestes, Zoia Ribeiro | 
| Abstract: | O presente estudo visa à analise e compreensão do processo de construção do fenômeno da deficiência na sociedade, apontando a Medicina e a Escola como legitimadores e ratificadores, respectivamente, de uma realidade social, cultural, política e econômica. Para este fim, examina-se a prática educacional contemporânea orientada pelos princípios médicos e pelas perspectivas organicista e mecanicista de conceber o desenvolvimento humano. Examina-se também a criação de um modelo de aluno o qual corresponde às normas e exigências sociais que constituem a base do processo educacional. Desta relação escolamedicina resulta o processo de medicalização do desenvolvimento atestada nos diagnósticos médicos e psicológicos atuando de modo a categorizar e normatizar o processo de desenvolvimento humano. Por fim, adotando o referencial teórico e metodológico da perspectiva histórico-cultural de Vigotski, o processo de desenvolvimento humano é compreendido concebendo o homem como um ser social, histórico-cultural, e não apenas uma máquina biologicamente determinada. Nessa linha de pensamento, baseando-se nos princípios da Defectologia de Vigotski, o conceito de deficiência é traduzido em termos de diversidade e peculiaridade, apresentando um posicionamento não-positivista e idealista de se conceber o desenvolvimento humano. Finalmente, este estudo pretende promover um exercício de reflexão sobre o modo como a prática educacional em sua forma de atuação política, econômica e medicalizada institui padrões de desenvolvimento, de normalidade capazes de fabricar deficiências por não considerar os aspectos históricos, culturais do meio social em que o sujeito se desenvolve, bem como a possibilidade de diversidade do processo de desenvolvimento humano. | 
| Keywords: | Escola Medicina Desenvolvimento Deficiência | 
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2783 | 
| Issue Date: | Dec-2010 | 
| Appears in Collections: | PSI - Graduação | 
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