Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2786
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A influência do programa “aprendendo a fazer” no desenvolvimento da postura profissional do jovem aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho |
Authors: | Borges, Nicole Tejo |
metadata.dc.contributor.advisor: | Guimarães, Magali Costa |
Abstract: | Esta pesquisa visa compreender qual a influência do Programa “Aprendendo a Fazer” no desenvolvimento da postura profissional do Jovem Aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho. O tema abordado diz respeito à importância de programas de Aprendizagem na vida de jovens que necessitam trabalhar mais cedo e que, por esse motivo, ainda não têm experiência exigida pelo mercado de trabalho. Em termos metodológicos foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir de dois instrumentos: dinâmicas de grupo com vinte e oito jovens aprendizes e entrevistas semi-estruturadas com três gestores de organizações onde atuam alguns desses jovens. Com base nessa investigação foi possível constatar que: a) o jovem é motivado a procurar um Programa de Aprendizagem, na maioria para adquirir experiência profissional e como forma de obtenção de renda; b) o Ensino Médio, não contribui para facilitar a sua entrada no mercado de trabalho por não agregar tal tema ao currículo escolar; c) através do curso fornecido pelo programa o jovem consegue alcançar os objetivos mencionados por eles, tais como aquisição de experiência profissional, independência financeira e oportunidades de outros empregos; d) o jovem consegue entrar mais fácil no mercado de trabalho através de programas de Aprendizagem como o programa Aprendendo a Fazer e que a partir dele consegue desenvolver e aprimorar a postura profissional desejável para a sua entrada e permanência no mercado de trabalho. |
Keywords: | Programa aprendendo a fazer Jovem aprendiz Mercado de trabalho |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2786 |
Issue Date: | Jun-2011 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20665269.pdf | 134.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.