Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2798
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A relação entre autoconceito e hiperatividade em crianças entre 7 a 9 anos de idade |
Authors: | Marques, Mildred de Vasconcelos |
metadata.dc.contributor.advisor: | Meira, Maria do Carmo de Lima |
Abstract: | Tendência à distração, impaciência, dificuldade em seguir regras, agir sem pensar nas conseqüências, sentimentos de rejeição, perder coisas e a noção de tempo com freqüência, descontrole emocional: todas são características comuns em crianças, adolescentes e adultos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O TDAH pode interferir no desenvolvimento infantil, deixando os pais em situações extremamente desconfortáveis e colocando em risco a relação conjugal. Quando há irmãos, as cenas de ciúme podem ser muito mais constantes e intensas. Ocorrem, também, reclamações freqüentes na escola, por apresentarem dificuldades no aprendizado, problemas de socialização, comportamentos inadequados e falta de concentração. O indivíduo com esse transtorno se sente muito solitário, provoca brigas pela tendência que tem em transformar sentimentos em ações, podendo desenvolver no futuro vários outros distúrbios, o que chamamos de comorbidade. A conscientização a respeito dos sintomas e os critérios para identificar o problema são de grande valia para se evitar rótulos e diagnósticos errôneos. O resultado desta pesquisa foi desencadear uma reflexão sobre a criança com TDAH, visando a importância do papel da família, da escola e dos profissionais envolvidos no caso para a construção do seu autoconceito. |
Keywords: | Construção da identidade Chave hiperatividade Autoconceito |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2798 |
Issue Date: | Jun-2006 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20120043.pdf | 350.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.