Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2858
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Depressão infantil no contexto escolar: uma visão comportamental |
Authors: | Cortez, Maira Van Dervis de Mattos |
metadata.dc.contributor.advisor: | Sarmet, Yvanna Gadelha |
Abstract: | A depressão constitui, atualmente, uma das principais preocupações de saúde pública conforme a OMS. Vários autores destacam que os estados depressivos estão aumentando e ocorrendo cada vez mais cedo. De acordo com estudos voltados para a depressão na infância, a incidência gira em torno de 5% das crianças e adolescentes da população geral. Embora com essa relevância, tem sido pouco diagnosticada e poucos pacientes se beneficiam do tratamento. O atendimento adequado da depressão em crianças é realizado envolvendo, basicamente, o tratamento psicoterápico para casos mais leves e a associação de psicoterapia e medicamentos para os casos mais graves. Nesse trabalho, procurou-se investigar como a depressão se apresenta em crianças em fase escolar, quais as implicações na vida e no rendimento acadêmico dessas crianças, como a psicoterapia comportamental entende o fenômeno depressão e como pode ajudar na minimização do sofrimento causado por esse estado, tanto no ambiente clínico, quanto no ambiente escolar. E partindo desses pressupostos, sugerir estratégias interventivas, sobretudo no ambiente escolar, que venham a contribuir com uma melhor qualidade de ensino e conseqüentemente, uma melhor qualidade de vida para as crianças que sofrem de depressão. |
Keywords: | Depressão Criança Psicoterapia Contexto escolar |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2858 |
Issue Date: | Jun-2005 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20137355.pdf | 311.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.