Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2883
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Habilidades sociais: práticas educativas no ambiente familiar |
Authors: | Pereira, Lisly Rosa |
metadata.dc.contributor.advisor: | Medeiros, Augusto |
Abstract: | As habilidades dos pais de interagirem e educarem seus filhos parecem ser cruciais à promoção de comportamentos socialmente adequados ou de comportamentos considerados, pelos pais, como “indesejados”. A prática educativa é uma das variáveis que podem vir a aumentar a probabilidade de surgimento e/ou manutenção de problemas de comportamento. Acredita-se que pais socialmente habilidosos são capazes de priorizar práticas educativas não coercitivas, sem esquecerem de manter regras necessárias. No entanto, pais que possuem dificuldades interpessoais podem oferecer modelos de comportamentos inadequados e podem inadvertidamente contribuir para o aparecimento e/ou manutenção de problemas de comportamento. Diante disso, este trabalho visou aprofundar o entendimento das relações pais e filhos, comparando as relações das habilidades sociais educativas parentais e os comportamentos dos filhos. Apresentou-se o treinamento de habilidades sociais educativas para pais, visando às práticas não coercitivas e os comportamentos dos filhos considerados adequados pelos pais. Tal trabalho pode auxiliar na promoção de intervenções para pais, a fim de melhorar o relacionamento pais-filhos e prevenir e/ou remediar problemas de comportamentos dos filhos. Ao final, apresentaram-se alguns exemplos de intervenções e meta-análises realizadas por diversos autores. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2883 |
Issue Date: | Nov-2005 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20161780.pdf | 327.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.